ANDORINHAS. INQUIETUDE E INCONSTÂNCIA ?

Pela aparência aleatória de seu vôo, diz-se que as andorinhas simbolizam a inquietude e inconstância. No entanto, o conceito peca por excluir algumas considerações importantes.

A primeira diz respeito ao fato de que aparência não é fato, mas suposições. Simplesmente porque parece aleatório, não significa que seja efetivamente aleatório inquieto ou inconstante; pode existir uma constância na aparente inconstância; pode existir uma razão que só a andorinha saiba o porquê do aparente voar erradio e inquieto. Afinal, quem sabe de andorinha é a andorinha.

A segunda envolve uma confusão entre fenômenos da natureza e valores culturais: o vôo das andorinhas diz respeito à Natureza; sua apreciação pelo homem (inquieto, inconstante, aleatório) diz respeito à Cultura, que é valorativa: observa, avalia, julga e atribui um valor que, nem sempre, concorda com a realidade. Na verdade, os sistemas de valoração humanos não são o melhor instrumento para atribuir valores subjetivos aos fenômenos da Natureza. É como definir a beleza da rosa com um termômetro.

Andorinha é o vôo do sonho na imensidão ilimitada do céu; a liberdade de bailar pra cima e pra baixo em amplas e fechadas curvas, para um lado e para o outro, desenhando no ar um balé de graça e leveza com elegância e suavidade; riscando fino as águas dos lagos; sempre em ligeiras evoluções e sem nas outras do bando esbarrar, rodopiando à cata de pequenos insetos voadores.

Andorinha é vôo ligeiro em família, em grupo unido não viver solitária; desfrutar do conforto e da companhia das outras: não padecer solidão; ter sempre companheiros unidos em bando alegre e feliz a romper com o sol, a foliar rasteiro e no alto alegrando as frescas manhãs e as tardes mornas.

É a alegria sem as barreiras ou os limites da terra. É ver os marcos os muros, as cercas do alto e poder ultrapassar as divisas e as fronteiras sem saber se existem; é correr mundo, seguir o sol, viver o verão no Canadá ou no Brasil, na Europa ou na África... Andorinha é a liberdade de buscar e levar felicidade pra onde quiser.

José Eurípedes de Oliveira Ramos
Enviado por José Eurípedes de Oliveira Ramos em 11/02/2007
Código do texto: T377563
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.