POR QUE FACILITAR SE PODEMOS COMPLICAR??

14 de Outubro de 2007

POR QUE FACILITAR SE PODEMOS COMPLICAR ???

No jonal "O Globo" deste domingo, 14/10/2007, na pagina 16, numa coluna denominada "Logo - a página móvel", uma excelente matéria de um pensador de nome MD Magno, cujo conteúdo aborda vários assuntos.

O mais interessante nesses assuntos é que, se relacionam diretamente com o ser-humano.

E ele faz uma variada análise a respeito, por exemplo, da natureza humana; de síndromes; de inconsciente; de democracia...e por aí vai.

Mas o que mais nos chamou à atenção foi uma afirmação a respeito do que ele denominou "diferocracia" que eu classifico como um neologismo ousado.

Ora, e por quê ousado? Poderiamos dizê-lo pretencioso, mas preferimos a primeira classificação.

Pretender afirmar que o ser-humano tem condições de auto gestão absoluta, é tentar buscar compreender todas as mazelas praticadas por este.

Fica fácil, por exemplo, verificar o opôsto, quando tomamos conhecimento diuturnamente dos acontecimentos infelizes e desagradáveis dos humanos, neste nosso planeta, a Terra.

É exatamente nesse aspecto que achamos uma temeridade, pretender conceder ao homem, toda e qualquer liberdade absoluta em praticar seu livre arbítrio.

Há uma discussão contemporânea a respeito da extinção do nosso planeta. E isso fica configurado com as afirmações e comprovações por parte de incontáveis ambientalistas e cientistas, que asseguram este destino para a Terra, caso não se desvie o rumo dos acontecimentos e, principalmente, das ações e atitudes dos gestores das maiores nações do mundo, no tocante a por fim ao processo irremediável do envenamento da atmosfera terrestre nos anos vindouros.

Achamos que o ser-humano não deve e não pode ter sua conduta com procedimentos ilimitados. Talvez até certo ponto, mas de forma livre, jamais.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 15/07/2012
Reeditado em 21/07/2012
Código do texto: T3779656
Classificação de conteúdo: seguro