A PERCEPÇÃO DE CADA UM

12 de Novembro de 2007

A PERCEPÇÃO DE CADA UM

A percepção é uma propriedade que todo mundo deveria tê-la de forma apurada.

Por certo, o mundo seria bem melhor. Se todos a tivessem ligada ininterruptamente, como se fôsse uma corrente elétrica, muitas das mazelas que o ser-humano pratica, não se praticaria. Digamos que seria em quantidade ínfima se comparada com o volume que se observa, naturalmente.

A falta de percepção nas pessoas fica evidente quando se anda na rua, observa-se um grande número de ações que poderiam ser evitadas. Por exemplo: o atravessar uma via pública. Geralmente, as pessoas o fazem de modo imprudente e inconsequente, colocando em risco suas próprias vidas.

Outro fato que observamos nas pessoas com relação à percepção é quando um deficiente visual se posiciona numa calçada com o propósito de atravessar a rua, várias e várias pessoas não percebem a dificuldade do dele, passando por êle sem se importar, ou até mesmo sem percebê-lo, quando se tivessem uma percepção apurada, por certo se apressariam a ajudá-lo na travessia da via.

Na condução, por exemplo, a maioria das pessoas deixa para pegar o dinheiro da passagem quando já estão na rolêta. Onde o certo seria pegá-lo antecipadamente com o fim de facilitar a vida do outro passageiro que se encontra logo atrás de si.

É costumeiro, também, as pessoas desacompanhadas sentarem-se numa mesa de um restaurante, onde cabem quatro pessoas, quando poderia, muito bem, sentar-se numa outra de um ou dois lugares, liberando, assim, as outras vagas caso surja um grupo de três ou quatro pessoas que pretendam ocupar uma mesa nêsse mesmo restaurante.

Outro fato que se observa com relação à falta de percepção é ao telefone público, o conhecidíssimo orelhão. Voce acaba de falar ao aparelho, dando por encerrada sua comunicação e, ao largar o fone no gancho, o próximo discante lhe faz aquela pergunta horrível: "Está funcionando?" O mesmo se aplica ao jornal. Se voce estiver lêndo-o, haverá sempre um engraçadinho para lhe perguntar se o jornal é de hoje. Haja paciência.

E, vida que segue....

Tomara que você, leitor, tenha uma percepção apurada. Por que se não, vai ficar uma "arara" comigo, não é?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 16/07/2012
Reeditado em 24/07/2012
Código do texto: T3780132
Classificação de conteúdo: seguro