VIVER É TÃO SIMPLES

25 de Novembro de 2007

VIVER É TÃO SIMPLES

Já há alguns dias que não publico artigos neste blog. Poderia dizer que é falta de inspiração; ou falta de tempo; poderia ser falta de assunto. Querem saber?: É tudo isso junto.

Mas bastou dar uma lida num outro blog e logo, logo, surgiu inspiração, tempo e assunto para desenvolver o teor deste artigo.

O referido blog é de responsabilidade de um jovem de vinte e poucos anos que, a princípio, parece apresentar alguns problemas físicos. Talvez isso se desdobre para o lado psicológico, haja vista que as suas colocações são, em muitas das vezes, intensamente negativas com o uso acentuado e frequente de palavrões e frases voltadas, em sua maioria, para o que chamamos de lástima.

Como o título deste artigo diz, viver é fácil. E posso reafirmar: viver é muito fácil. Segundo um trabalha desenvolvido por uma fraternidade espiritual, existem doze itens que determinam como uma pessoa pode ser feliz. Citaremos apenas dois deles: viver simplesmente e viver calmamente.

E o que quer dizer viver simples? Quer dizer que a pessoa não precisa de tanta coisa para ter uma vida feliz; basta ter o suficiente. Não precisa ter muitos apartamentos, muitos automóveis; não precisa de muitas jóias; não precisa de muita coisa. Basta ter aquilo que precisa, o que necessita. O que vai ajudá-la a viver dentro de parâmetros normais e que lhe proporcione desenvolver suas ações no dia a dia.

Vida calma: é aquela onde a pessoa não precisar dizer para o outro que não teve tempo pra nada, que não conseguiu nem almoçar, que o dia deveria ter mais de vinte e quatro horas de duração.

Não deve se envolver em várias ações, simultâneamente. Não precisa ter vários empregos, não deve tomar parte em muitas situações ao mesmo tempo. Deve buscar levar um cotidiano de tranquilidade e equilíbrio.

É importante a pessoa ter aspirações limitadas. Faz-se necessário que não se comprometa com compromissos financeiros diversos e acumulativos. Talvez isto seja uma das causas da maioria dos desequilíbrios das pessoas. Tanto financeiro quanto emocional.

Muitas doenças que as pessoas adquirem, são oriundas desse desequilíbrio no contrôle de suas vidas no cotidiano. E a cada dia que passa, surgem doenças novas, em geral dificultando o tratamento por parte do médico, que não está habituado com determinados tipos dessas doenças modernas.

Destarte, se faz necessário que as pessoas analisem suas próprias vidas, buscando examinar, ponto a ponto, toda e qualquer situação que possa trazer-lhe transtôrnos em sua existência.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 17/07/2012
Reeditado em 24/07/2012
Código do texto: T3782115
Classificação de conteúdo: seguro