Sete mil leituras a mesa...

Sempre por onde passo eu digo: Seja sempre bem-vendo a minha escrivaninha. Pode parecer frio, muito burocrático; mas o que estou dizendo é: Seja sempre bem- vindo a minha mesa; mesa que é sinônimo de reunião, união, amizade, decisões, festas, alegrias, encontros, desencontros, amores, paixão.

A mesa para mim é um objeto que está no nosso dia a dia dando referencia, sustentação, compartilhamento de sonhos, desejos, e, em algumas vezes, de poder. E com seus variados tamanhos, essências, cores; está presente até em nossa hora de dormir, (criado-mudo), ou seja, a mesinha de cabeceira; como em outro momento mágico de nossas vidas, o nascimento (mesa de parto), e assim, a mesa se faz constante e necessária a nossa vida. Embora, muitas vezes, esses significados sejam ignorados, dando a ela só o significado do sagrado no momento das refeições, mas pelo contexto religioso do que propriamente pelo sentido da união familiar, da reunião onde se compartilha o alimento, a vida, as alegrias.

Quantos em volta de alguma mesa já não declararam seu amor...? Ou já deram tantas risadas em conversas com amigos? Ou até já choraram por verem seu amor partir?Ou fizeram discussões fervorosas sobre algum texto ou escritor? Ou simplesmente se deliciaram com a leitura e/ou escrita de alguma poesia, diante de uma xícara fumegante, de chá, café ou chocolate?

Assim, sempre vou dizer: Obrigada por me lerem e bem-vindos a minha escrivaninha, a minha mesa, sempre! E mesmo que não saiba ela está perto da janela do meu quintal; é do meu tempo de criança, mas a paisagem que se ver através dessa janela é bela e poética.

Então façam as suas leituras... Sentem-se a minha escrivaninha, a minha mesa... Olhem a paisagem que da janela pode-se observar... Sinta o cheiro do mar de água doce da minha terra natal; emocione com o pôr-do-sol, que todo o dia se dispõe no horizonte; além do canavial, beijando as águas do rio Curimataú... Paisagem essa, que, aquarelou as manhãs e os crepúsculos dos meus dias, da minha vida de criança...

Obrigada por prestigiarem meus riscados, minhas poesias, poemas, prosas, crônicas, pensamentos, acrósticos, sonetos...

Sete mil leituras á vocês que a minha mesa veio e que continuem vindos, sempre! OBRIGADA!

Edna Maria Pessoa.

Natal-RN, quarta-feira, 18 de julho de 2012.