*DEUS, O DIABO, NÓS E O ESPELHO*

DEUS, 0 DIABO, NÓS E O ESPELHO

Relutei muito em escrever esta crônica , mas não pude resistir a tentação. Até porque vou tocar num assunto que em muitos lugares, a simples menção, já carrega por cima, todos tipos de tabus e desconjuros. Falar de um ser maligno que é representante direto, de tudo o que podemos imaginar de ruim em nossas vidas, não é tarefa fácil; seria mais fácil no meio espírita Kardecista, pois nele o diabo é figura apenas do imaginário humano. Na maioria das religiões ele é a causa primeira de todos os males que assolam os homens.

Ao separarmos o bem e o mal, a sorte e o azar, o doce e o amargo, enfim, os opostos, damos áos nossos semelhantes as diversas opções de escolha dos caminhos ou ações a serem tomadas.

Se trilharmos o caminho do bem, iremos de encontro a Deus. Se, ao contrário, trilharmos o do mal, o diabo estará nos esperando no fim da estrada. Se tivermos sorte nos negócios, no amor e, em nossas atividades, sejam quais forem, foi Deus quem proporcionou. Deus me ajudou a derrotar meu rival.O gol,que fiz,foi porque "Ele" me favoreceu ( olha a hipocrisia) e por consequência, Deus, ou o diabo, prejudicou o goleiro adversário Se tivermos azar, a culpa é do diabo. E, “assim caminha a humanidade”, não apenas por suas próprias ações, mas graças a interferência Divina, ou a maldição e a tentação diabólica. Sempre há um culpado. Quando não é materializado num bandido, ou num vizinho, num companheiro, num amigo, no marido, na mulher, nas(os) amantes ou, nos imaginários(espirituais) e ai quem,se não o Diabo seria o melhor dos bodes expiatórios?

Mas a ignorância dos homens vai muito além, pois blasfemam de maneira vil contra o seu Criador, quando injustamente chamam-no de : Omisso. Frases como: Por que me abandonas-te ? Onde estavas quando mais precisei? Por que deixas-te isso acontecer logo comigo? Só se não houver um Deus lá em cima, o meu inimigo não será castigado... E assim por diante. Mas, voltemos ao diabo. Raiz maior deste texto e desta simples crônica, como o principal artífice de toda a destruição moral em que vivemos nos dias idos, atuais ou vindouros. Quem é essa besta de tantos nomes, os quais nem vou perder meu tempo descrevendo aqui? -notem que o nome está em letra minúscula –pois fica evidente que, se acredito em Deus, não há lógica nenhuma que me faça crer no diabo; Um ser ficcional que contraria a máxima da Onipotência Divina e sua bondade magnânima. Mas ai, você, meu leitor, iria me perguntar: Diga-me então, amigo Gildo, por que há tanta maldade na raça humana ao ponto de irmãos matarem irmãos, pais estuprarem e matarem filhos, filhos matarem pais?...e etc. etc.

A resposta é bem mais simples do que botar a culpa no diabo, (inexistente)pois basta ter a noção do livre arbítrio e, é ai que entra o objeto do titulo acima: “O Espelho” Sim, um reles espelho d’água, uma lâmina de vidro, ou qualquer objeto que venha refletir nossa imagem e esse é o seu diabo, demônio ou seja lá o nome que quiser dar . Hoje eu entendo o que minha mãe sabiamente dizia: Cuida-te dos vivos, pois os mortos e o demônio nada podem te fazer de mal. O diabo é comercial, pois é vendido a qualquer preço e comprado por nada. Os homens vendem de tudo; desde a imagem de Cristo, até proteção Divina. Vendem e escravizam pelo medo do imponderável . Não sou dono da verdade, mas acredito ser filho d’Ele. Procuro deixar bem claro que: “Creio num Deus, que não criou religião nenhuma e por isso é justo e, de todas. Quanto ao : “Nós” Esse pronome corresponde a todas as classe humanas, crédulos ou incrédulos . Eu, por acreditar n’Ele, Deus, não acredito no diabo, e ponto final.

Gildo G Oliveira
Enviado por Gildo G Oliveira em 19/07/2012
Reeditado em 20/07/2012
Código do texto: T3786931
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.