O ESTRAGO QUE A MODA CAUSA

Quem abre mão de um estilo pessoal para, indiscriminada e passivamente submeter-se ao que a moda impõe, não se limita a demonstrar personalidade frágil e criatividade nula. Quem assim se comporta contribui para tornar mais feio nosso mundo. Tudo fica parecendo igual: roupas, calçados, adereços...Óculos, se usar. Únicos desenhos e cores. O mesmo relógio grande com o mostrador de fundo amarelo. Até os rostos das mulheres parecem iguais, modelados que são pelos chamados profissionais do esteticismo. Ora, a beleza reside na diversidade visual. A individualidade física se afirma na especificidade do perfil. Nessa paisagem tão monótona porque desenhada de mesmices e em que tudo é quase tão igual, nós, os machos, levamos enorme vantagem: em ambiente coletivo, podemos abordar a mulher do próximo com risco de retaliação quase zero. Existe a velha desculpa, agora bem plausível e convincente de que confundimos a dele com a nossa. Claro, desde que a estatura de uma e outra seja igual. Ou quase... E, bem... a minha compleição não esteja em desvantagem.

Alfredo Duarte de Alencar
Enviado por Alfredo Duarte de Alencar em 20/07/2012
Código do texto: T3787606
Classificação de conteúdo: seguro