as aventuras de Fralicio "o inicio"


As aventuras de Fralicio - O inicio




Meus prezados leitores crianças e jovens há mais tempo,este livrinho que apresento ,por certo,já estava escrito em minha mente,fruto de um imaginário infantil que foi construído,lentamente,com os mais diferentes ingredientes.
A imagem mais antiga que recordo é a da D.Eliza ,minha querida cuidadora,carinhosa,tranqüila que repetia,ante minha insistência a narrativa de Nossa Senhora a lavar as roupinhas do menino Jesus a beira do riacho.Veio,após,a figura de minha mãe que elaborava com recortes de revista,um livro ,onde cada gravura,encerrava um mistério lúdico,fantasioso.
Quando tinha uns 8 anos,surgiu a estranha figura de um contador de historias,o Mem de Sá,portador de doença cardíaca grave,e aspecto grotesco que lhe conferia aparência de um ogro azulado.O Mem de Sá reunia um punhado de crianças e contava contos de arrepiar!Quando terminava ,nós partíamos,apavorados para nossas casas.Finalmente,relembro as ‘Historias do tio Janjão’ onde contava as historias do tempo em que os bichos falavam...
Os anos passaram e vieram minhas duas filhas a Ana Beatriz e a Eliza que solicitando minha atenção,fizeram com que criasse a figura de um menino que morava na floresta encantada chamado Fralicio.Lembro,ainda,que a narrativa começa com u’a musiquinha :”Esta é uma historia,historia tão bonita...”.Via ,nos olhinhos ,o encantamento que experimentavam ao ouvir as aventuras de Fralicio.
Tantas décadas se passaram,até que,tomando coragem,resolvi publicar uma historinha das aventuras no “Recanto das letras’ e,para minha surpresa,a recepção foi boa,no que,gradativamente,fui lançando novos contos.Tive nos cronistas Gilberto Dantas,Ciro Fonseca e Paulo Rego e das poetisas Ana Flor do Lácio e Mariamar,nascidas em alem mar a sugestão de publicar um livrinho infantil com a s ‘Aventuras de Fralicio”.
Tal idéia se cristalizou quando Paulo Rego,enviou-me um desenho de como ele via o garoto Fralicio.Paulo Rego,com sua sensibilidade ,conseguiu por na folha do papel, a imagem do menor como imaginava!
Pedi,então, ao Paulo Rego que fizesse as ilustrações e percebi que o menino Fralicio impregnou o grande cronista levando-o a um entusiasmo infantil vivificante!
Quero,pois,agradecer a estas figuras importantes da literatura,as minhas filhas e a minha esposa Bernadete que,direta ou indiretamente,estimularam a criação das historinhas.
Portanto,amigos leitores,preparem-se para enfrentarem as figuras ameaçadoras de nosso imaginário infantil,mas,também,os mágicos momentos de beleza ,amizade de nossos amigos personagens.
Convido-os a penetrarem em sua floresta encantada interior,refugio seguro contra as angustias de nosso dia a dia,e encontrarem o bom menino Fralicio,a comadre tartaruga,compadre macaco seus reais e sinceros confidentes!

“Esta é uma historia,historia tão bonita”...