* Revelação Existêncial De Guerra *

As turbinas do Hércules roncavam e ensurdeciam os militares à bordo, rumo ao teatro de guerra. Ivan olhava pela janela do avião sua cidade natal se distanciando por entre as nuvens,as lágrimas e o aperto no coração não o largavam, e na memória o último abraço aos seus entes queridos.

Foi uma longa e penosa viagem transoceânica....

No pouso avistou atento a selva densa, e numa clareira no meio daquela imensidão verde, visualizou a pista de pouso, e prontamente o medo do incerto o invadiu,e os batimentos cardíacos disparam. A apreensão invade aquele homem entre os gritos eufóricos, e o silêncio dos que como ele receavam aquela terra hostil.

A guerra estava apenas começando...

Após o desembarque e o descanso em tendas de campanha, foi no dia seguinte destacado à acompanhar o pelotão de elite que já tinha experiência de combate, e num novo vôo de 2 horas de helicóptero irá adentrar no cenário de guerra real.

Foi ao som de rajadas de metralhadoras que o helicóptero pousou apressado e os militares em fila saíram ligeiros rumo ao combate perene.

Ivan se apressou a tomar sua posição, à esquerda do helicóptero, rumo a selva na companhia de Pedro e Miguel, ambos veteranos.

Durante 4 horas caminhariam, até a posição que o GPS determinaria o fim da missão e posteriormente regressariam a clareira em que pousaram.

Aos 40 minutos de caminhada um fugaz e repentino encontro com o inimigo!

Miguel apressa-se ao ataque com a cobertura de Ivan e Pedro.

Mas sua coragem durou pouco...

Um tiro certeiro de M-16 acerta-lhe a cabeça em cheio, que prontamente se desfaz em mil pedaços sob o olhar perplexo de Ivan, que em estado de choque ainda ouve Pedro gritar:

- Recue, vamos embora nos esconder e retomar em posição de ataque-surpresa.

No caminho ouviam as vozes do inimigo no seu encalço, e calcularam que fossem mais de oito!

Os minutos seguintes avizinham-se duros...

No recuo Pedro mostra uma foto de suas filhas e diz determinado que por elas não irá morrer, custe o que custar!

Isso deu uma coragem em Ivan, que o deixou prontamente com um sentimento de invencibilidade típico de cenário de guerra, em que as condições duras e a coragem demonstrada dos companheiros eleva o espírito dos combatentes, quase a um estado de demência.

Bem camuflados, ambos tomam suas posições,estrategicamente escondidos em frondosas moitas, cada um uns dez metros do outro. Combinaram assim que atacariam em rajadas em forma de funil o ponto na trilha em que os inimigos irão passar.

E nisso, naquele compasso de espera Ivan apressa-se em escrever algo num papel!

Segundos antes de ter o contato visual com o inimigo, para iniciar o ataque, sai de sua moita com um olhar concentrado e passos ligeiros e determinados, sob o olhar arregalado de espanto do companheiro.

Acena em sua direção, mostrando-lhe o papel,e seguidamente põe o GPS por cima dele no chão da trilha.

Em seguida depois, já atrás de uma árvore inicia seu fugaz ataque, levantando suas mãos para o céu em sinal de rendição, e cinco segundos depois seu corpo leva o de seus inimigos num rebentamento de explosivos escondidos em seu corpo, que esfacelou até as árvores de dura e rija madeira dos mognos circundantes!

Um banho de sangue e carne humana espalham-se pela selva, contrastando com verde luxuriante dos trópicos.

Todos morreram, a carnificina foi tal, que nem Pedro conseguiu saber ao certo quantos inimigos eram de fato!

Com a onda de choque da explosão ainda ecoando na selva, Pedro corre em direção ao GPS com o tal papel por baixo.

E lê o seguinte:

Amigo Pedro

" Vi no momento em que me mostrou as fotos de sua filha,no fundo de seus olhos, além da coragem demonstrada, vi o amor que sentia pelas suas lindas crianças. O mesmo olhar que meus pais me deram na despedida, com tanto amor e carinho,e a mesma coragem com o que o meu pai me disse:

- Filho, estamos orgulhosos de você!

Pensei no amor de meus pais, e pensei nas suas filhas também. Não é justo que nós tenhamos de partir juntos sem que você tenha a mesma oportunidade de dizer um dia à elas o mesmo que ouvi de meu pai.

Eu acima de tudo vim aqui com uma missão. A de dar o máximo orgulho aos meus pais e ao meu país.

E você veio aqui com uma missão. A de regressar e cuidar de suas filhas e dizer um dia, quem sabe no dia da formatura das mesmas que as ama e têm orgulho nelas.

Diga aos meus pais que os amo, e conte tudo que se passou aqui, e conte um dia as suas filhas também, elas vão crescer com outra sabedoria de vida.

No momento em que eu detonar escondido aqueles explosivos, pode estar seguro que um sorriso tomará conta de mim. Verei os meus pais orgulhosos contando aos vizinhos o que eu acabei de fazer aqui, e verei também as suas filhotas recebendo o abraço aliviado de seu regresso, com o mesmo carinho que recebi de meu pai, na minha partida.

Eu parti sim !Ciente de perpetuar a vida, e o amor!

Assim morri,conforme você viu, amando descobrir a razão de minha existência! "

***** Pedro voltou são e salvo, e recebeu o abraço de suas filhas no seu regresso,e o pai de Ivan carrega orgulhoso a medalha de guerra de seu filho, juntamente com os diplomas de formatura das filhas de Pedro, recém formadas na Academia das Agulhas Negras, perpetuando o orgulho e devoção amorosos que esta estória nos remete.