EQUILÍBRIO


               Há um fator a nortear a nossa existência que é inquestionável: somos seres movidos a sonhos. Tire-nos a liberdade de sonhar, imaginar, fantasiar... e estagnaremos em nossas ações; quiçá, a exemplo de Ló, viremos uma estátua, de feições alarmadas, no exato momento em que virarmos a cabeça para trás, numa desesperada tentativa de vislumbrar em que curva do passado o nosso sonho se permitiu ser sepultado. Sonhar... sonhar... sonhar... viajar por estradas sedutoras, inquietas, manipuladoras, assustadoras... viajar suave, com muito sonho e pouca bagagem!
               Ao final da estrada, compondo a nossa história, espera-nos a derrota ou a vitória! Vencer... estaremos preparados? Perder... estaremos acostumados? E quando o sonho não acontece? E quando a realidade não foi sonhada? Como lidar com o tempo, com os resultados que teimam em fugir ao nosso controle?
               Os sonhos não realizados... a gente até aceita!
               A realidade não sonhada... a gente rejeita!
               Somos seres eternamente vorazes e somente estamos preparados para sermos saudáveis, bonitos, inteligentes, ricos...
               Não sabemos lidar com os ganhos; muito menos, com as perdas.
               Deveríamos ser fracos na vitória e fortes na derrota, entretanto, frequentemente, observa-se o contrário: a vitória nos concede um ar de superioridade, prepotência e soberania sem limites; enquanto que a derrota nos faz descer ao chão, envergonhados, submissos, escravos robóticos de uma limitação que faz parte da essência humana, mas que é eternamente negada e não reconhecida. Deixamos escapar a oportunidade de sermos humildes gigantes nos momentos gloriosos e de nos agigantarmos e tirar o devido aprendizado nos momentos de fracasso.
               Duas verdades sempre acontecerão, quer as aceitemos ou não: nem todos os sonhos serão realizados; nem toda a realidade instalada em nossas vidas foi sonhada! Precisamos ter a sabedoria e a maturidade necessária para lidarmos com as situações previstas e imprevistas; sabedores que as imprevistas acontecem com maior frequência em nossas vidas.

               Portanto, só nos resta caminhar e equilibrar sobre esta frágil corda estendida sobre o precipício da vida de cada um de nós, à qual o Criador deu o nome de EXISTÊNCIA!


Alexandre Brito - 24/07/2012
(*) Imagem: Google
Alexandre Brito
Enviado por Alexandre Brito em 24/07/2012
Reeditado em 24/07/2012
Código do texto: T3794747
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.