MALULA: UNIVERSOS INVERTIDOS

MALULA: UNIVERSOS INVERTIDOS

"O Lula é um homem viajado, do primeiro

Mundo. Não é o mesmo de 20 anos atrás,

esquerdista. Se fosse, teria desgraçado o

Brasil. Êle mudou!" -- PAULO MALUF

(trecho de entrevista)

"Mesmo me sentindo traído, continuo

votando no Maluf." (JG) "Lula está mostrando

que Maluf é tão bom quanto êle". (LM)

(depoimentos de comerciantes/ME de SP

à coluna de Mônica Bérgamo, in DIÁRIO

DO PARÁ, Belém, 08/07/2012)

Os "palpites" acima são parte do extenso artigo 'MALUF PISOU NA BOLA", da jornalista Mônica Bérgamo. São um retrato fiel dos tempos modernos... de universos invertidos, onde o "bom ladrão" tem vaga e vez no paraíso de uma Politica(gem/lha) cuja existência -- nem julgo a importância -- já não se justifica. Praticamente todos êles, malufistas convictos, votarão no sujeito mais achincalhado do Brasil, depois de ACM e JB... à parte o Maranhão e Alagoas, "hors concours" dessa seara politiqueira abjeta, horrenda nos seus propósitos e planos, nojenta nas poucas realizações que consegue (ou quer) concretizar.

A lavagem cerebral que uma Nação inteira vem sofrendo, a cada ano e meio, transmutou Política e seus "derivados" numa necessidade vital e o ATO DE VOTAR num dever cívico. Sem nenhuma garantia de LISURA e honestidade por parte de candidato algum vota-se "no escuro", na remota esperança de acertar, embora a classe política seja a MENOS CONFIÁVEL pela população em geral.

Vamos mudar esse jogo?! Que tal o VOTO DECLARADO, com direito a documento oficial? Se o candidato eleito fôr pego em qualquer deslize, todo "guerreiro" que votou nele SERÁ INDENIZADO imediatamente. Afinal ,TREs e TSEs avalisam qualquer pilantra ou vagabunda que os Partidos (sempre êles!) homologarem como seus candidatos. Nos anos 1900 e tal os coronéis nordestinos levavam magotes de "votantes" nas "jardineiras" -- caminhões com bancos e lona, adiante "paus de arara" -- para os distritos eleitorais e acompanhavam de perto a "cruzinha" ou os "garranchos" do chamado "voto de cabresto". Hoje em dia, nem isso se faz necessário... uma Educação escolar cada vez mais falha enevoa as mentes juvenis e transforma futuros cidadãos conscientes em meros "robôs" apalermados, votando POR TRADIÇÃO.

Entrei no Pará "pelos fundos", em 1983, numa cidadezinha do interior, boa parte dela sem luz elétrica, enquanto Tucurui fornecia energia para o Rio e São Paulo e a hidrelétrica de Itaipu dava de graça luz para os países vizinhos. Quando o prefeito tentou fazer um novo Mercado Municipal, 4 dos 6 vereadores o impediram... "questão de política", eram da oposição. Voltei ao municipio em 1989 e o Mercado continuava o mesmo: carne e peixe podres sob o chão de tábuas vazadas, 80 ou cem urubus no teto, o cheiro insuportável só diminuía quando a maré vazante escoava os detritos.

Conheci o maior político da cidade, nome famoso, sem uma obra sequer de vulto a sustentar seu passado. Perguntei à matriarca de uma enorme família, 10 ou 12 filhos, todos com título eleitoral, porque votava no sujeito (DJ), se pouco fizera no lugar. Respondeu:

-- POR TRADIÇÃO minha família toda vota no PMDB... e êle é o candidato"! Pouco depois, eleito deputado, o "anjinho" "fez as malas" e foi estabelecer-se em Altamira/PA, onde acumulou fortuna e mais de 40 processos por improbidade administrativa. Agora, está "na berlinda", na capital... enquanto o CENTUR de tantas glórias para a Cultura local economiza luz -- reduzindo o horário de funcionamento, entre outras medidas, por falta de verbas -- a AL do Governo Jatene dispõe de 49 MILHÕES DE REAIS em caixa apenas para a compra de terreno e construção de novo prédio para os deputados... o 3º ou 4º em menos de 15 anos. Para quê?! Deputados só "trabalham" (com aspas, mesmo!) 12 ou 13 dias POR MÊS! E, nesse ano de eleição, dificilmente atuarão na ALEPA em set./outubro, fora as "férias" de jan./fevereiro, as de julho e dezembro/2012.

O julho paulista nos reserva surpresas: MALUF com LULA... é o mesmo que PT e PMDB juntos, aqui no Pará! Mas o Pará é diferente (?!), me afirma o escritor Rufino Almeida e o PMDB (a meu ver) não passa de um "vampiro" cínico a chupar a "jugular" de qualquer Partido com pouca ou nenhuma vergonha, têrmo que os dicionários políticos desconhecem.

Como nas HQs, onde o Universo verdadeiro está dentro/além do espelho, o execrado Maluf passa a ser bom -- "nada foi realmente provado contra êle", declara um fã -- "tão bom quanto o Lula", diz outro, na simpática coluna de Mônica Bérgamo. Político profissional, é de Maluf a definição mais contundente: "O Lula mudou!" Aquele Luís Inácio retirante, que lutava contra o salário (mais que) mínimo, bradava contra o FMI, investia contra os Bancos... esse Lula "iria desgraçar o Brasil", segundo o "pai de Pitta" e de outros menos votados, prefeito "que rouba, mas faz", a la Adhemar de Barros. 'Lula é viajado"... e foi só o que êle fez enquanto fingiu presidir essa Nação. A minúscula Brasília, após 9 anos e meio de seu "guverno", continua com mendigos, desempregados, favelas, bairros pobres, crianças vendendo balas na Rodoviária, crimes de todo tipo e hospitais públicos em precário estado. Só uma lavagem cerebral "explica" os 87% de aprovação... o DF é o momento real desse "universo invertido".

Num "universo paralelo" vive a Educação escolar no Brasil, subindo 2 degraus a cada 5-6 anos, enquanto China e Japão sobem 10 ou 20. Não se sabe o que professores mal pagos ensinam (ou deixam de ensinar?) mas o recente programa da TV SBT "O Maior Brasileiro de todos os Tempos" nos revela que História do Brasil não é. Desde que Cabral aportou na "ilha" de Vera Cruz, heróis anônimos deram a vida pela Nação, em lutas varonis contra portugueses, holandeses, franceses, ingleses, espanhóis... até nas guerras do Paraguai e na Mundial, em terras italianas.

Grandes vultos dedicaram a vida inteira à pesquisas, descobertas, ao desenvolvimento da navegação em rios, ao crescimento da agricultura e em tantos outros campos do fazer humano. Heróis como Felipe dos Santos e Tiradentes, os irmãos Beckmmann e os malês/haussás baianos lutaram contra a injustiça dos impostos escorchantes, uma realidade até hoje num Brasil que ainda não saiu da Ditadura.

Pois não é que milhares de jovens mal instruídos "votaram" para maior dos basileiros em "Dedé" do Vasco FC, em pastores que só visam lucros, em cantoras e palhaços , em apresentadores de programas de TV, num absurdo sem tamanho que desmoraliza o país em nível mundial? (Triste é ver que NINGUÉM pediu para o SBT RETIRAR seu nome dessa pantomima!) Pelé tinha razão quando dizia que"brasileiro NÃO SABE VOTAR" e Sílvio Santos salva seu canal de TV do ridículo se suspender o programa.

Onde andam os Institutos Históricos, que se calam diante de uma insanidade dessas? Será que não há entidade capaz de EMBARGAR o final desse "circo de horrores" em que um programa -- tão sério em outros países -- se transformou nessa "triste terra de tanga", QUINTA ECONOMIA do Mundo, mas tão pobre em Cultura e... em Educação?!

"NATO" AZEVEDO (escritor e poeta)