DESCOBRI QUANDO COMEÇA A QUARTA IDADE
 




Em junho de 2011 publiquei um texto que intitulei como “Quantas idades temos?”. Escrevi-o em função dessa bobagem chamada de terceira idade e mais recentemente rebatizada de melhor idade.
 
Lá, eu questiono quando termina a terceira idade e começa a quarta idade. Ou, quando sairíamos da melhor idade para a próxima. E deixei a pergunta no ar.
 
Lendo uma crônica de Manoel Carlos chamada “Velhos”, (de maio 2005) finalmente descobri a resposta para a minha pergunta. Entre outras coisas, ele diz: “Na internet encontrei um site que determina que a terceira idade vai dos 55 aos 70 anos. Perguntei a mim mesmo: e depois dos 70, passamos a ser desclassificados? Ficaremos nessa categoria até quando?”.
 
Na referida crônica, ele tenta convencer Mário, um amigo indignado com esses termos esdrúxulos, dizendo ser isso uma maneira generosa e delicada de tratar os que se acham acima dos 65. Tentou, mas não conseguiu. Até que, finalmente, deu-se por vencido.
 
Mas a resposta definitiva foi dada pelo próprio Mário, alguns dias depois, quando Francisco, um sobrevivente de 71 anos e amigo comum dos dois, morreu:
 
— Tenho uma notícia triste pra te dar. O Chico entrou na quarta idade.
 
 
******