Para todo mal a cura (EC)
 

O tema para o EC desta semana me deixou intrigada – não bastando o vocábulo mal ser um homófono de mau, a expressão para todo mal a cura poderia ser ouvida também como para todo mal há cura/para todo mau há cura/para todo mau a cura e cada uma dessas expressões homófonas teria um sentido diferente. Como o que estava escrito era para todo mal a cura, vale o escrito, pensei. Mesmo assim em minha mente a expressão soava esquisita, pendendo para o uso do verbo haver, significando que Para todo mal há cura, a frase tendo um sentido completo sem necessidade de explicação. Não fiquei satisfeita porque se o tema era Para todo mal a cura o que carecia de explicação era o próprio tema e eu fui atrás do meu extintor de dúvidas, Mr.Gugou e clicando a expressão dei de cara com a música de Lulu Santos que a certa altura desvendou o segredo da origem do tema: Existirá/ E toda raça então experimentará/Para todo mal/ A cura. Com um desejo sincero para que os versos do poeta venham do futuro para o presente continuei sem muita ideia para desenvolver o tema. O que me veio à cachola foi a lembrança dos tempos de escola quando a professora tentava nos ensinar a distinguir o bem do mal e o bom do mau e tendo aprendido que bem e bom não significam exatamente a mesma coisa, embora todo bem seja em si bom, aprendi também que mal e mau também não têm o mesmo significado, embora todo aquele que pratique o mal seja sempre considerado mau, o mau não necessariamente pratica só o mal. Pode se enganar e de vez em quando fazer o bem.

Gramaticalmente falando posso dizer que Mal e Bem dividem as mesmas categorias podendo ser advérbios: Ela está escrevendo mal/ Ela está escrevendo bem. Conjunções: Mal ela começou a desenvolver o tema, ela desistiu/ Nem bem ela começou a desenvolver o tema, ela já desistiu e também substantivo: O Mal sempre vence o bem, valendo o oposto também. Por sua vez Bom e Mau são adjetivos que qualificam: O Homem Bom e o Homem Mau queriam provar cada qual que sua teoria era a verdadeira – O Bem sempre vence o Mal/O Mal sempre vence o Bem.

Sei que este texto não está tão bom como eu queria que estivesse, mas também não está tão mau assim. Acho que desenvolvi o tema mais ou menos bem, mas sendo mais ou menos também permite que alguém ache que eu o desenvolvi mal. Paciência, foi o que consegui e espero sinceramente não ter dado um nó em meus miolos.

 

 
 
 
 
 
 
Este texto faz parte do desafio do Encanto das Letras.
Para ler os textos dos outros autores visite
http://encantodasletras.50webs.com/paratodomal.com