CONSTRANGIMENTO MORAL

O mundo passa por um momento crítico de constrangimento moral, causado por esta doença crônica, chamada violência, alimentada pelas drogas, terrorismo, confrontos policiais e para fechar o cerco, o constrangimento político que não livra a cara de nenhum Partido. Por aqui nem os mortos descansam em paz. Muito recentemente, uma defunta foi varada por uma bala ao ser velada numa capela funerária de um dos cemitérios da cidade., já tendo acontecido outras ocorrência desse porte, em que os mortos são importunados, como: assalto ou seqüestro. Tudo isso é hilariante, mas é verdade. Há provação, mesmo após a morte. Esse vexame já mudou o comportamento das famílias, por questão de segurança, não velam seus mortos durante a noite, tal é o perigo a que estão sujeitas. Motivadas por constantes assaltos, ao anoitecer, fecham a capela, voltando pela manhã. O que a algum tempo somente se assistia em filme de fixão, hoje faz parte do cenário cotidiano dos moradores das grandes cidades, o que não causa mais nenhuma estranheza. As comunidades já assimilaram isso, como fazendo parte dos seus hábitos e costumes.

Cadeia, não há para todos; quando se prende à noite, solta-se pela manhã. A descrença da população é total, nas autoridades que administram a Segurança. Os freqüentes aparecimentos na mídia só fazem bem às emissoras de TV, rádios, jornais e revistas. O povão se contorce pelas ruas, assustado, tentando resguardar-se dos efeitos das correrias que levam a balas perdidas. Em breve haverá um plebiscito para desarmar a população desprotegida, enquanto a marginalidade, mais aumenta seu poderio bélico. Haja paciência!

Zecar
Enviado por Zecar em 27/07/2005
Reeditado em 15/06/2016
Código do texto: T38018
Classificação de conteúdo: seguro