FRUTAS

Cada estação tem suas frutas. Cada fruta aparece numa determinada época do ano. No inverno, o que temos é a laranja. Pensar em laranja é lembrar da vitamina C. Parente da laranja é a bergamota, que em São Paulo se chama mexerica e no Rio é tangerina. Mas o que dá o ano inteiro é a banana. Há alguns anos plantei umas mudas de bananeira no fundo do terreno, no lado do muro. Cresceram tanto que virou um bananal, mas as raízes levantaram o alicerce do muro. Tive de arrancar as bananeiras para depois refazer o muro. Não se deve plantar bananeira perto de muro. O que não dá por aqui é abacaxi, nem melancia. O que prolifera é limão, fruta medicinal, mas que ninguém gosta. Beber suco de limão faz muito bem, desde que seja com canudinho; sem canudinho ele tira o esmalte dos dentes. Acho que a melhor das frutas é a uva. Tenho parreiral de uva preta, branca e rosada. No verão é uma beleza ver as uvas amadurecendo. Mas em dezembro do ano passado, quando as uvas já estavam bem bonitas, veio de repente uma tempestade de granizo que aniquilou quase todas as uvas. Os azares acontecem. É assim mesmo, cada fruta tem sua época, mas estão na dependência das condições atmosféricas. Algumas às vezes aparecem fora de estação. Com a goiaba acontece uma coisa interessante: quando dá no verão, fica toda bichada que nem dá para comer. Mas pode aparecer também no inverno, como agora. Aí não tem bicho nenhum. Pêssego, goiaba e caqui, três frutas de verão que estão sempre sujeitas ao ataque de pragas, por isso ficam bichadas. Mas não me atrevo e usar agrotóxicos. Prefiro cultivar frutas que os bichinhos não apreciam. Abacate também é uma beleza, plantei um abacateiro há três anos e já está quase adulto. Os pés de mamão costumam aparecer sem que se plante, nascem simplesmente das sementes que se joga na horta, como lixo orgânico. Agora o figo, que também é do verão, está difícil de dar. Tem aí uma figueira que deu fruta por muitos anos, mas parou, e ameaça secar. Existem frutas para todos os gostos e todas são apreciadas, ou quase todas. A romã é uma fruta bonita, mas não me agrada comer tal coisa. Claro que tem gente que gosta. Prefiro a pitanga, é fruta do mato, mas se adapta bem nos fundos de quintais, e bem atraente é o aroma de suas folhas. Outra fruta que começa a amadurecer agora nesta época, de casca amarela, também é muito conhecida, e todos por aqui a chamam de ameixinha, mas o pessoal não sabe que o nome verdadeiro é nêspera. Amarela também é a manga, essa sim é uma delícia, mas não é sempre que dá manga, pode dar num ano e no outro não. Aprecio as frutas, quando tem bastante dou a quem quiser. Mas a minha vida não é só comer. Preciso também trabalhar, preciso reerguer esse muro que foi ao chão. Ainda bem que o vizinho mudou-se e deixou a propriedade dele abandonada. Assim aproveito e vou lá comer umas goiabas e muitas bergamotas. O muro não tem tanta pressa...

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 29/07/2012
Código do texto: T3803007
Classificação de conteúdo: seguro