O Pelourinho Hoje

O PELOURINHO HOJE

Jorge Linhaça

A palavra pelourinho se refere a uma coluna de pedra, localizada normalmente ao centro de uma praça, onde criminosos eram expostos e castigados. No Brasil Colonia era, principalmente, usado para castigar escravos.

Em Salvador, Bahia, Pelourinho ou Pelô , para os íntimos, é o nome de um bairro no Centro Histórico, local de muitas atividades artísticas e culturais.

É também um corredor obrigatório para a passagem de turistas pela cidade.

Conta a história que o nome é decorrente do fato de o Largo próximo à Igreja do Rosário dos Pretos, ter sido a última morada do pelourinho de Salvador.

Hoje não resta um único resquício da coluna de pedra que além de servir para castigar criminosos, era também um símbolo da independência administrativa das vilas.

Embora já tenha passado por um esforço de revitalização e seja um centro comercial voltado para as artes plásticas e lembranças da Bahia, o Pelô apresenta ainda alguns problemas de segurança e para além disso é um dos locais preferidos por alguns aproveitadores de plantão, principalmente flanelinhas que contam com uma certa conivência do policiamento.

Além disso existem os empurradores de lembranças que sempre começam com uma fitinha grátis do Senhor do Bonfim, depois um colarzinho de semente, para enfim, depois de angariar a simpatia do turista empurrarem um outro colar por um preço exorbitante. Claro que as maiores vítimas são os turistas gringos, mas não se importam de “atacar” os brasileiros também, embora façam um preço mais “camarada” quando se pechincha. Comprar cigarros ali no Pelô é estar preparado para aceitar o preço que te impuserem, mesmo os estabelecimentos comerciais do local. Tabela exposta? Nem pensar. E não adianta reclamar, se quiser vá queixar-se ao bispo.

Mas o intuito de escrever esta crônica ou artigo, não é falar dos problemas e sim dar um novo significado ao nome do bairro. Devido à grande afluência de gringos que desfilam por suas ruas, geralmente de sandálias ou chinelos já que é uma cidade litorânea, permito-me sugerir que o nome Pelourinho, ou Pélorinho assim com sotaque, seja uma homenagem aos turistas de pés lourinhos que visitam Salvador. Assim sendo Pélourinho muda de significado, deixando para trás o passado ligado ao castigo e passa a representar o momento histórico atual, mais ligado à pujança comercial da região.

Salvador, 29 de julho de 2012.