AMIZADES...

          
         Lendo o artigo da psicóloga Eliana Barbosa*, me deparei com uma afirmação:_O seu melhor amigo é, e sempre será, você mesmo.
          As justificativas para tal afirmativa são convincentes e me levaram a uma longa reflexão sobre as amizades que tive e que tenho.
          São varios os itens listados, que devemos observar e
decidirmos se vale a pena ou não, cultivar certa amizade.
          Concordo plenamente com eles.São verdades que nunca antes me haviam ocorrido, mas ao ler o artigo percebi serem necessarios para verdadeiro conhecimento de qual tipo é seu amigo(a), e se vale cultivar ou exterminar, como se extermina as ervas daninhas.
          Ví, que realmente, temos que cortar certas amizades. São pseudos amigos, não nasce nenhuma flor ou fruto no cultivo destes tipos de amigos.
          Vou citar alguns itens listados, os mais óbvios, mas sobre  os quais nunca havia refletido.
Vamos lá: 
          *Seu amigo(a) consome suas energias, de forma óbvia ou sutil, ao invés de ser combutivel para seu crescimento?Ele age com egoismo?
          _A verdadeira amizade consiste em reciprocidade e
compartilhamento.
          *Aquele que você considera amigo faz tudo para colocá-lo para baixo, criticando-o e depreciando?
          _Afaste-se dele, porque isso é sinal de prepotência e falta de caridade, e sua saude pode ser prejudicada quando você suporta esses desaforos.
          *Ele é negativo, e quando sai de perto de você deixa uma energia pesada e triste no ambiente?
          _Guidado: pessimismo pode contagiar!
          *Ele só quer falar de si, dos próprios problemas e alegrias?
          _Manter essa relação é aumentar o individualismo dessa pessoa.
          *Ele é alguém que tem o hábito de culpar os outros por seus problemas?
          _Ah, então se prepare,porque ele vai descarregar em você responsabilidades que não lhe pertencem.
          *É  uma pessoa que não aceita ouvir um "não" como resposta?
          _Mau sinal, ele provavelmente é manipulador e utiliza de chantagens emocionais para conseguir o que quer.
          *Ele mente para os outros?
          _Pois, então, não confie na sinceridade das palavras
dele.Por que ele agiria de modo diferente com você?
          *Ele gosta de fazer fofocas?
          _Fique alerta:se ele fala mal dos outros, vai falar mal de você também.
          *É alguém que não lhe permite se expressar, sempre interrompendo suas ideias e palavras?
          _Ah, por que você ainda insiste em dizer que isso é amizade? Definitivamente, não é!
           Bem, se formos examinar nossas amizades sob todos esses quesitos, provavelmente veremos que na verdade não temos amigo nenhum, e que devemos nos afastar de todos os que assim consideramos, pois para não ter nenhum defeito, há que se ser perfeito.Coisa improvavel em se sendo humano...
          Eu, continuo a amar, dedicando a mesma amizade à todos amigos(as) que possuo, pois se teem alguns dos defeitos citados, teem uma grande qualidade que  apaga qualquer defeito:
          SUPORTAM OS DEFEITOS QUE TENHO!
          Sou mesmo uma mulher de sorte. Só conheço gente boa.



* Eliane Barbosa é psicóloga, apresenta programas no rádio e TV local, e escreve no Jornal da Manhã, aqui em Uberaba.