Saudades dos meus pais no Dia de Finados

Eram 9:00h da manhã do dia 02 de novembro de 1978 e o velocímetro do táxi que eu dirigia, marcava 100 km por hora, na Avenida Brasil.

No banco traseiro, o passageiro aflito segurava um ramo de saudades e esperava, ansioso, a chegada ao seu infortunado destino, ou seja, o cemitério do Caju, naquele dia de finados.

Rapidamente, fiz um retrospecto mental daquela situação e logo veio em meu pensamento, a imagem de minha mãe, tranqüila, serena, sempre me confortando. Veio também a lembrança do meu pai, com aquela aparência falsa de antipatia, mas que na realidade era uma boa pessoa.

À medida que o veículo corria eu já em lágrimas, sentia sensações de segurança, do dever cumprido, de conforto moral e, a de maior importância, de paz interior.

Essas emoções brotadas em mim motivaram-se pelo fato de imaginar como o meu saudoso pai ficaria feliz ao ver o seu filho mais velho, acostumado apenas a serviços leves e burocráticos, dirigir com maestria um veículo automotor e o que é mais importante, profissionalmente, esbanjando categoria e personalidade, qualidades confirmadas pela opinião pessoal do passageiro que, ao saltar, elogiou o meu desempenho.

Parecia estar realizado. Só faltava ouvir aquelas palavras que, por certo, viriam dele: “Meu filho, você dirige bem, é um profissional, mas vê se não corre, pois eu estou ficando velho”.

Entretanto, nada disso aconteceu. O trajeto chegou ao seu final, o passageiro foi embora e novamente transcorreu, de modo normal, a rotina daquele dia, que para mim, foi muito penoso, embora viva perfeitamente bem, alicerçado na educação que os queridos saudosos pais me ofereceram.

Obs.: Redação original elaborada em 05 de novembro de 1978.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 14/02/2007
Código do texto: T380471