O SIGNIFICADO DOS SONHOS

Temos dois tipos de sonhos: Os sonhos que temos acordado e os que temos enquanto dormimos.

Dos que temos acordado, dispenso comentários, afinal sabemos muito bem que basta transformarmos este tipo de sonho em objetivo que o resto todo se faz.

Agora da onde vem todos aqueles sonhos que temos inconscientemente? O que os causam afinal?

Somos seres pensantes. Estamos sempre de antenas bem ligadas ao que acontece em nossa volta. Cheiros, clima, ações, reações, gestos, tudo isso nos fascina sem que nos deixamos perceber. Vivemos dia-após-dia em um verdadeiro excesso de momentos diversos que, ora nos deixam marcas, ora passam desapercebidos, e é daí que surge o primeiro tipo de sonho que podemos ter enquanto dormimos, o sonho continuado. Sabe quando você sonha com algum fato que aconteceu durante o seu dia? Você assistiu na TV sobre aquele acidente que te deixou perplexo e ao dormir, sonhou exatamente com um acidente semelhante. Acordou assustado, achando que alguém ou você mesmo poderia vir a se acidentar nas próximas horas, quando na verdade, tudo o que aconteceu foi exatamente a sua mente descansando em todos os aspectos, menos naquele que te marcou mais durante o dia. E foi exatamente em cima daquela cena, daquela perturbação, daquele medo e frustração, que o seu inconsciente se apegou fazendo com que você sonhasse com momentos, no mínimo, parecidos. Existe outro tipo de sonho que é aquele que se apega aos seus gostos e preferências. Você se pega sonhando que está assistindo aquele show que tanto queria ir, tendo acesso ao artista que queria conhecer, e até aqueles sonhos mais banais, onde você se vê comendo aquela comida que tanto gosta e que quando você acorda pensa que seria muito bom se não tivesse passado de um sonho. Você sonha que está viajando, que está comprando uma coisa que queria muito, que está com pessoas que você gostaria de ter mais contato e fica muito frustrado quando percebe que não passou de um sonho. Este tipo de sonho nos empurra pra frente. Nos mostra que tudo é possível e muitas vezes até o COMO CONSEGUIR.

E por fim, ao contrário daqueles pesadelos que temos, que ficamos extremamente agradecidos por ter sido só um sonho ruim, existem os sonhos muito, mais muito bons. São aqueles que quando estamos no auge o telefone toca, o despertador toca, a campainha toca, alguém nos chama e acordamos. Trauma de novo. Mas nem nos mexemos muito, fechamos o olho rapidinho e ficamos pronunciando em silêncio: “Quero voltar pro sonho”…”Quero voltar pro sonho!”. Na grande maioria das vezes, com muita ALEGRIA conseguimos retornar ao sonho, mas ao adentrarmos na cena novamente, fazemos isso com sã consciência e passamos a manipular um pouco a situação, para que tudo ocorra da forma como queremos e assim sentirmos a reação das pessoas envolvidas nele. É um dos sonhos mais legais, sem dúvida nenhuma. Temos ainda aqueles sonhos frustrantes, onde sonhamos com algo muito ruim nos acontecendo ou acontecendo à uma pessoa muito próxima. Sonhamos sem motivo nenhum aparente. Nenhuma cena vista na TV, nenhuma influência, absolutamente nada. São nestes que acordamos assustados no meio da madrugada, com vontade de ligar e acordar as pessoas envolvidas, só para saber se está tudo bem com elas. Não conseguimos mais dormir. Não há alívio por ter acordado e visto que era só um sonho. Há uma preocupação de ter sido uma espécie de aviso do que pode vir à acontecer. E em falar em avisos, há sim os sonhos premonitórios. Nem todos nós temos, mas eles surgem sim. Os temos em poucos momentos de nossas vidas e às vezes pode ser, desde uma prévia do que pode acontecer naquele jogo de futebol do seu time favorito até uma viagem que você fará e que pode dar errado.

Há os sonhos com animais que nos fazem correr até uma barraquinha, sem nem saber como se aposta, e jogar no bicho. Antes, é claro, contamos pra tantas pessoas quanto conseguimos, só para sabermos em qual bicho devemos apostar. Confesso que eu não sou muito chegada em sonhar com bichos e que quando sonho, não tenho estas neuras, mas enfim, pode ser que dê certo!

Assim como os bichos, quem nunca rezou para sonhar com números? E que quando sonhou, acordou e correu para anotar e ficou bravo o dia todinho porque os esqueceu? Acontece com você, acontece comigo, acontece com todo mundo! Tem vezes, que sonhamos com pessoas que já faleceram. E nestes sonhos temos tanta consciência de que tudo aquilo é impossível de estar acontecendo, que chegamos a dizer para a pessoa que ela já morreu. Muitas vezes, são sonhos muito reais e eu me arrisco à dizer que de fato tivemos sim uma experiência com aquela pessoa, que de certa forma, veio nos trazer alguma mensagem ou ajuda. Temos sonhos que são tão reais que nem parecem sonho. É tudo tão nítido que dentro dele nos sentimos completamente acordados. Me arrisco de novo e digo que aquilo de fato aconteceu. Por muitas vezes, ao dormirmos, nossas almas e nosso subconsciente tem o PODER de encontrar com a alma e o subconsciente de outras pessoas. O fato é que uma lembra, as outras não. Mas é fácil saber se aconteceu ou foi um mero sonho. Além de você sentir que foi muito real, provavelmente a ligação com as demais pessoas ainda estará tão forte que facilmente poderá receber um telefonema de uma delas ou mesmo encontrá-las. Querendo ou não somos todos feitos de energia, assim como um imã. Pode reparar que quando sonhamos com alguém, fatalmente este mesmo alguém se faz presente de alguma forma em nossas vidas.

Existe aquele sonho que se repete. Aquele que você teve ontem e que se lembrou que já havia tido à um ano atrás. Normalmente é sempre no mesmo lugar, o sonho é do mesmo tipo, algo é semelhante e você fica se perguntando o porque tanto sonha com isso. Aí vem aquela tua tia, aquela tua amiga, que diz que não podemos JAMAIS contar pesadelo para outras pessoas, porque senão ele se faz realidade. Superstições, fato. Mas o fato mais real é que quanto mais falamos sobre alguma coisa, mais ela tende a se materializar, e é este medo que estas pessoas tem por você. Então meio que acredite nisso e só conte os sonhos bons, evite os ruins. Não é bom discutir, né? Aproveite os sonhos bons, afinal temos que saber interpretá-los. Passe a prestar mais atenção em seus sonhos e o que pode ter sido a causa deles. Existem milhões de manuais de sonhos e livros sobre como interpretá-los, mas o melhor é você mesmo analisar tudo e tirar suas próprias conclusões. A resposta está sempre e invariavelmente dentro de você!

A certeza é única:Sonhar é bom demais, tanto dormindo quanto acordado!

Paula Cassim

Veja mais em:

www.paulacassim.com.br