O Paralítico - Funcionário de Sucesso

Esta crônica foi escrita para um trabalho da Faculdade de Jornalismo, com o objetivo de criarmos uma empresa fictícia, depois fizemos uma revista da empresa e criamos personagens, aqui o funcionário de sucesso era Rodrigo Junqueira, que sofrera "um acidente" ficando paralítico. O texto trás o depoimento do diretor da empresa e do próprio funcionário, onde conta como tudo aconteceu e como superou essa reviravolta na vida.

Sou formado em publicidade e propaganda e curso a faculdade de direito na USP. Trabalho numa grande empresa de abrangência nacional, a SimpLimpa. Também faço projetos para agências de propagandas free lancer quando requisitado. Adoro paisagismo, jardinagem e viajar com minha família. Minha mulher e minhas duas filhas. Acho a vida maravilhosa, mesmo depois que tudo parecia perdido.

Foi em uma viagem que realizei para Natal em férias que tudo aconteceu. O avião sofreu uma queda e pensei que ia morrer, todos gritavam, mulheres e crianças apavorados e foi inevitável a queda do avião. Poucos sobreviveram. Fiquei por dias na mata até ser encontrado. Minha família tinha ido antes de mim. Não pude viajar no mesmo dia devido a um compromisso na antiga empresa. Foram meses de recuperação, depois fisioterapia. Continuei vivo, mas não andei mais desde o acidente. As férias tiveram que ser cancelada e quando voltei para casa recebi pelo correio minha carta de demissão. Fiquei apavorado, como iria continuar minha vida, paralitico e sem emprego.

LEVANTEI A CABEÇA

Contei com apoio de alguns amigos de trabalho que auxiliaram a mim e a minha família. Depois de algum tempo resolvi que queria voltar a viver na sociedade como antes. Foram dias a procura de um trabalho. Não podia caminhar mas o computador me permitia enviar currículos pela internet e foi assim que achei uma vaga na empresa que trabalho hoje a SimpLimpa. Quando enviei o currículo não tinha tanta esperança, mas não desanimei, uma semana depois me ligaram para uma entrevista. Eles não sabiam que eu era paraplégico, achei melhor ir a entrevista e falar pessoalmente de minha história. Na época quem fazia as entrevistas era a proprietária, eles ainda não tinham um setor específico para contratação. E acho que foi minha sorte, afinal pude falar de minha história e conseguir ser contratado para a vaga de operador de máquinas.

Hoje 20 anos se passaram e graças à Deus e a Dona Maria do Carmo, posso ter uma vida normal. Agora não trabalho mais como operador de máquinas, fui promovido para a gerência operacional de Call Center e não sou o único com deficiência a trabalhar na empresa, mas fui o primeiro.

Sou feliz não só por ter um trabalho, mas sim por me sentir útil e poder viver com minha família e com essa grande família que é a SimpLimpa. Só quero deixar aqui meu pedido que outras empresas possam também agir desta forma e contratar pessoas como eu.

Rodrigo Junqueira

Gerente de Call Center

RECONHECIMENTO

Rodrigo trabalha conosco há 20 anos. Iniciou na SimpLimpa como operador de máquinas na mesma época em que sofrera um acidente aéreo e perdera o momento das pernas. O acidente causou uma ruptura da 2ª. vértebra da coluna, impossibilitando-o de voltar a andar.

Na ocasião Rodrigo nos procurou para uma vaga disponível na empresa e falou-nos da dificuldade de conseguir trabalho mesmo com formação acadêmica. Abrimos as portas aquele jovem rapaz e hoje ele completa 20 anos de empresa. Rodrigo foi o primeiro funcionário especial, a fazer parte de nosso quadro de funcionários, hoje temos 27 pessoas com deficiência trabalhando na empresa.

Aproveitamos a oportunidade do aniversário da SimpLimpa para mostrarmos o grande exemplo de quem trabalha com amor e dedicação, como é o caso de Rodrigo.

Hoje Rodrigo não é mais o operador de máquinas, mas sim o gerente operacional de nosso Call Center. Ficamos felizes por ter ele aqui conosco que é um funcionário dedicadíssimo. Também esperamos que outras empresas sigam este exemplo e possam ter funcionários com deficiência física em seu quadro funcional. Afinal essas pessoas são muito capazes.

Mais que o capital, nossa empresa valoriza o ser humano.

Jean Pereira

Diretor Administrativo

Ismênia Nunes
Enviado por Ismênia Nunes em 04/08/2012
Reeditado em 05/09/2012
Código do texto: T3813367
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.