Crônica XVIII - Só Matando Tempo...

Só Matando Tempo...

Ana Esther

2012, Olimpíadas em Londres... não, a Mochileira Tupiniquim não estava lá para conferir. Que pena! Contudo, assistindo a bela festa esportiva pela TV (irc!!! Opa, ainda bem que existe TV...) memórias de sua breve passagem pela inesquecível capital inglesa começaram a fervilhar em sua mente.

A Mochileira cruzara de barca o Canal da Mancha e chegara a Dover, vindo de Oostende na Bélgica, à 1:45h da madrugada de 7 de setembro de 1989 e é claro que precisou esperar o próximo ônibus para Londres que só saía às 6:15h. Sem problema nenhum, ela dormiu numa cadeira de sala de espera agarrada à mochila e à mala numa boa até o ônibus partir. Toda alquebrada mas feliz da vida ela avistou Londres às 9:00h de uma manhã ensolarada.

Pegou então o metrô e tocou-se para o YWCA que já conhecia e adorava. Só que a Mochileira Tupiniquim não sabia que não poderia ocupar o seu dormitório no período da manhã. O que fazer até a uma da tarde? Matar o tempo quando se está exausta e tudo o que se almejava era uma caminha gostosa... E isso que não era um quarto todo seu e sim um para dividir com 8 camas. Bom, mas fazer o que? Simples, deixar as malas no albergue e sair para perambular por Londres.

Londres!!! A Mochileira achou ‘caro’ demais ficar perdendo tempo só sentada esperando o quarto vagar e se tocou para nada mais nada menos do que o British Museum para matar tempo, eh, eh, eh! Sensacional, mesmo extenuada, ela vibrou ao ver tantas maravilhas históricas a começar pela enigmática Pedra da Roseta, objeto de análise do francês Champollion. Oh, passar pela ala da antiguidade egípcia e apreciar os sarcófagos, múmias e artefatos de dois, três, quatro mil anos! Num instante o tempo não só passou mas voou e já era hora de voltar para o YWCA e tomar posse do quarto. Sem querer sair do Museu, a Mochileira ainda deu uma olhadela em alguns manuscritos famosos: do Rei Henrique VIII, da Rainha Maria da Escócia... e já sendo peça de museu, uns documentos dos Beatles.

Ah, se a Mochileira Tupiniquim sempre pudesse matar o tempo dessa forma! Conformou-se, depois de bem instalada, em tirar uma soneca de apenas duas horas em sua cama de albergue de juventude. Afinal de contas ela não poderia deixar de fazer turismo em Londres mesmo caindo aos pedaços. Foi passar o final da tarde às margens do lago Serpentine no Hyde Park... que tempo bom.