imagem+(18).JPG
 
 
 
O Imediatismo da Mídia
 
 
                   Acredito que tudo passe pelo nível de informação. Este dado determina a frequência em que vai vibrar a consciência. Cada frequência, como um aparelho de rádio, tem sua própria programação. O que faz mudar a estação é a informação, em suas mil faces. Daí a importância de viabilizar o acesso à mesma. Quero dizer da responsabilidade da mídia, sobre o que propaga no ar. Tanto na veracidade das notícias, quanto na divulgação da arte. Refiro-me aqui, de boa música, de poesia, de boa dramaturgia... Por boa, entendo: de conteúdo. Que acrescente, não só divirta, ou distraia, convenientemente...
                   A razão desta crônica é a constatação, de que se o produto for, realmente, de arte, ainda que popular, independente do grau de instrução: todos gostam. Quando me perguntam sobre meu projeto “Poesia no Palco”, explico que quero montar um espetáculo, onde algumas poesias do livro “Vida Alta”, sejam interpretadas. Mas, de uma forma contemporânea. Não recitadas. Explico que o tipo de interpretação que quero, o jeito de dizer os textos, surgiu, eu criei: ouvindo e vendo Bethânia. Afinal, foi ela que me apresentou à poesia, que muito mais tarde... ... ...Uau! Haja coração! Como até hoje não conheci uma pessoa que tivesse contato com esta arte, aqui em Itacaré, coloco alguns vídeos, onde ela interpreta magistralmente. A reação de todos é sempre a mesma. Todos se emocionam. Todos ficam com os olhos brilhando.
E, todos suspiram: que lindo!
                            Devo lembrar que o impera aqui é o tal do “arrocha” = um brega medonho, gritado em tons agudos masculinos insuportáveis!!! Um horror! Uma afronta ao ouvido humano! O conteúdo é a já tão desgastada “dor de corno”!!! Argh!!! Mas, então: aí eu apresento algo como Bethânia interpretando “Orfeu” de Vinícius de Moraes, embora não compreendendo todas as palavras, a interpretação é tão verdadeira, que eles pegam a essência e se deliciam, e se emocionam.
                            Chegamos, onde eu queria: se a mídia fosse menos irresponsavelmente comercial, como tudo no mundo, visando o lucro imediato... Se tivesse um mínimo de preocupação com o conteúdo de seus programas, afinal, em nosso país, a arte brota em todos os cantos, espontaneamente, seria bem outra a face de nossa Nação. Projetando: nosso Mundo.
                            A verdadeira Arte fala direto ao coração. Independe do nível de educação, por refletir a vastidão.
 


 
Dois vídeos, mais uma bela imagem e, claro, uma poesia, aguardam os amigos no link abaixo:
http://claudiopoetaitacare.blogspot.com.br/2012/08/o-imediatismo-da-midia-que-sinto.html


 
100_3535.jpg
 
Claudio Poeta
Enviado por Claudio Poeta em 09/08/2012
Código do texto: T3822149
Classificação de conteúdo: seguro