"OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE"

DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2010

"OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE"

No artigo anterior, fiz referência à destruição das tôrres gêmeas em Nova Yorque. Tal episódio foi executado pelos componentes da famosa al Qaeda, sob comando do muito conhecido Bin Laden.

Nas "comemorações" de mais um ano dessa destruição, apareceu um pastor evangélico dizendo que iria queimar o Alcorão (considerado a Bíblia dos Mulçumanos) durante a cerimônia desse evento. O tal chama-se Terry Jones. O engraçado nisso é que já houve um outro Jones que levou à morte centenas de fiéias de uma ceita criada por ele.

Mas é importante registrar que este Terry Jones, também usando o nome de Deus, pretende penalizar uma outra religião - e seus seguidores -, deixando de observar o seguinte: Sua conduta leva-nos a interpretar tal ação de uma forma que nos parece similar às ações cometidas pelos terroristas do famoso atentado. Se aproxima do que conhecemos como fundamentalismo.

Segundo consta, o muito conhecido "olho por olho, dente por dente" , a famosa lei do Talião, determina que se voce for ofendido (seja de que forma for), deverá agir com o mesmo propósito em relação ao seu agressor.

Neste caso, sendo o pastor americano um cristão, nem deveria passar perto de tal iniciativa, haja vista que a vinda de Jesus Cristo ao mundo, nos trouxe as mensagens do amor e do perdão. Numa de suas parábolas, Cristo nos ensina a oferecer a outra face, se agredida for a primeira.

Por outro lado, este pastor não deve ter amor à sua própria pele. Se cometer uma ação dessas, pode esperar o trôco logo, logo. Milhares - quiçá milhões - de mulçumanos lhe correrão atrás, ávidos de vingança e prontos para lhe ceifar a vida. Com enormes possibiliades de idealizarem outras vinganças que, por certo, atingirão milhões de pessoas no mundo que não estão diretamente ligadas a esse episódio.

E é daí que temos que observar um outro fato: as religiões. Cada uma delas arvora-se em dona da verdade absoluta (e alguém criou um aforismo que diz: "Só os idiotas têm certeza absoluta"), puxando para sua sardinha a famosa brasa (ou seria ao contrário?), esquecendo que, pelo menos até agora, nenhuma delas chegou a lugar algum com relação à criação do homem, bem como seu destino após a morte. Há, sim, milhares de teorias a respeito sem comprovação sólida desse desfecho.

Diante disso, há que haver respeito de um por todos e de todos por um, porque, afinal, nenhum de nós é dono de verdade nenhuma e somos todos iguais sobre a crosta terrestre, até prova em contrário. E, como foi citado, o Cristo veio pregar o amor e o perdão. Então...que o façamos.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 10/08/2012
Reeditado em 12/08/2012
Código do texto: T3822813
Classificação de conteúdo: seguro