LIÇÃO SEM PALAVRAS

Terça-feira passada, à tarde, estava eu fazendo um lanche em uma lanchonete em Viana-ES, quando um jovem sem a menor educação, desses que existem aos montes por aí, expôs mais uma vez a sua falta de educação peculiar: eu estava lanchando tranquilamente e ele, ignorando-me completamente como se eu fosse invisível e não estivesse ali, apanhou sem pedir permissão o porta-guardanapos de minha mesa levando-o para a dele, ao lado, onde um outro colega o aguardava para lanchar. O que deixou em evidência a falta de educação daquele jovem, é que haviam várias mesas vazias e com porta-guardanapos à disposição que poderiam ser apanhados por ele e levados para a sua mesa sem o menor problema. Além disso, haviam vários porta-guardanapos no balcão, sendo que qualquer um deles poderia ser apanhado e utilizado por eles. Aquilo para mim, mesmo não sendo, parecia provocação e eu me roendo por dentro, precisava dar uma lição naquele jovem mal educado, mesmo que fosse uma lição sem palavras.

Após terminar o lanche, dirigi-me à mesa dos dois amigos e sem a menor cerimônia e sem pedir permissão, fiz uso de alguns guardanapos do porta-guardanapos da mesa deles, que deveria estar na minha mesa. A reação do outro jovem, não do que apanhou o porta-guardanapos na minha mesa foi de espanto com a minha atitude. Ele exclamou: eu heim! E nada mais, enquanto o mal educado usurpador de porta-guardanapos alheio permaneceu em absoluto silêncio.

Talvez os dois jovens nada tenham aprendido com a minha atitude, porém a lição que eu quis transmitir-lhes é que as pessoas precisam ser respeitadas mesmo nas mínimas atitudes, porque tudo o que plantamos, colhemos, mais cedo ou mais tarde.

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 10/08/2012
Reeditado em 26/12/2017
Código do texto: T3823406
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.