DITADOS

DITADOS

Ayres Koerig

Sempre quando escrevo, gosto de anexar um dito da sabedoria popular. Pela “lei do menor esforço”, eles nos dão facilidades aos comentários, em vez de se estarem criando idéias próprias. Mas, não podemos nos fiar muito neles. Eu conheço alguns que são errôneos. A Matemática diz-se ciência exata. Todavia, neste caso, “TÃO CERTO, COMO DOIS MAIS DOIS SÃO QUATRO”, ela pode estar errada... Ora, há vezes em que dois mais dois não são quatro. No caso de um avô, um pai e um filho, três pessoas; no entanto, dois pais mais dois filhos. Eu sei que para você não preciso esmiuçar aquilo que afirmei, mas para aquele a quem você vai contar: o avô é pai do pai e o pai é pai do filho, assim sendo, dois pais, duas pessoas; o neto é filho do pai e o pai é filho do avô, mais dois filhos, portanto, mais duas pessoas. Dois pais e dois filhos deveriam ser quatro pessoas, entretanto neste caso são três.

Você sabia que ditado, adágio, provérbio, anexim, dito, refrão, tudo isto significa a mesma coisa e que este último (refrão) possui três plurais? Sim você pode dizer: dois refrões, dois refrães ou dois refrãos – qualquer destes é certo, segundo o Aurélio. Não é como a palavra pão, cujo plural é pães e não existe outro.

E para preencher, vamos citar alguns dos decerto mais de cem provérbios que eu sei:

Água mole em pedra dura, tanto dá até que fura.

Barco parado não ganha frete.

Come para viver não vivas para comer.

Sempre o alheio suspira por seu dono.

Uma andorinha não faz verão.

Vão-se os anéis, mas fiquem os dedos.

Muito riso, pouco siso.

Louvor em boca própria é vitupério.

Nem tudo que reluz é ouro.

Tarde dar e negar, estão a par.

Dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és.

De pequenino se torce o pepino...

Por hoje é só. Outro dia traremos mais.

PS.: Você que é mãe, que é pai, avô ou avó, não deixe de ver minha página de 3ª-feira, para rememorar as peraltices e inocências de vossos filhos ou netos.

Ayres Koerig
Enviado por Ayres Koerig em 11/08/2012
Código do texto: T3824591
Classificação de conteúdo: seguro