*Amor e paixão

Amor e paixão

O coração é o dínamo gerador de correntes alternadas, díspares, conflitantes. Os sentimentos são de particularidades inimagináveis e surpreendentes: amistosas, inimistas, neutras quase nunca. Componentes que, ao vendaval das circunstâncias, arrastam-nos ao Paraíso ou à Geena. Dois bons exemplos são: O Amor e a Paixão.

Nunca conseguiremos dizer tudo sobre o amor, nem sobre a paixão, mas as semelhanças acabam aí, pois seguem caminhos diametralmente opostos.

O Amor não se contenta em si mesmo (embora possa), é forçoso compartilhar; a Paixão é egoísta.

O Amor é solidário; a Paixão exclusivista.

O Amor precisa de alguém para fazer feliz; a Paixão necessita de alguém para se sentir feliz.

O Amor é sereno; a Paixão impetuosa.

O Amore é luva, protege, afaga; A Paixão é lixa, atrita, esgarça, fere.

O Amor planifica, o que equivale dizer que, para abraçar, abaixa-se; A Paixão vê tudo de cima, não se curva e, no primeiro descuido pisa.

O Amor abdica, deixa seguir em frente; A Paixão não admite ser contrafeita e diz: “Se não for comigo, não será com ninguém”.

O Amor chega ao extremo de permitir que o amante morra pelo amado; a Paixão assassina os dois, o amado e o amante.

O Amor tem duas irmãs gêmeas: a Paz e a Justiça; a Paixão tem duas cúmplices: a Ira e a Intolerância.

O Amor é prudente; a Paixão calculista.

O Amor doa-se; a Paixão apodera-se.

O Amor liberta; a Paixão ergastula.

O Amor não sufoca a verdade; a Paixão não a conhece.

O Amor ouve muito e fala o necessário; a Paixão fala muito e nada ouve.

O Amor afasta os obstáculos; a Paixão atropela-os.

"O Amor é paciente, a tudo perdoa. (1Cor.13)"; A Paixão condena.

O Amor emite luz na certa medida; a Paixão ofusca, encandeia, cega.

O Amor é cura; a Paixão, pela própria etimologia é sofrimento, doença.

O Amor quando parte, deixa saudades; a Paixão, escombros.

O Amor brota do ser; a Paixão nasce do indivíduo.

O ciúme do Amor é zelo; o ciúme da Paixão é desconfiança.

O Amor dialoga; a Paixão grita, berra, exaspera-se.

O Amor é responsável; a Paixão não responde por seus atos.

O Amor possui uma incrível força de coesão; a Paixão desassocia, desagrega.

O Amor é a presença de Deus; a Paixão eu não sei a quem representa...

Diante de tudo isso, causa-me espanto o fato de duas espécies de fluidos jorrarem de uma mesma fonte...

Vá entender os corações...!

Alagoinhas-BA, 08/08/2012

************************************************************************************************

Filosofia de botequim:

Manter os olhos bem abertos para ver o necessário e o suficiente para que não lhes caiam ciscos.