"NÃO PRECISA EXPLICAR, EU SÓ QUERIA ENTENDER"

QUINTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2010

"NÃO PRECISA EXPLICAR, EU SÓ QUERIA ENTENDER"

O título desta matéria pega carona num personagem de um programa humorístico muito famoso na TV. Mostrava um macaco se admirando de certas circunstâncias da vida que ele não conseguia entender. Aí soltava o referido refrão que dá título a esse artigo. Esse programa era do século passado, mas o tema continua atual nesses nossos tempos.

Existem muitas coisas por aí que não podem ser entendidas claramente pelas pessoas. Imaginem! Em pleno século XXI e "o povo está mais perdido do que cego em tiroteio". São milhares de informações simultâneas que correm nos veículos de informação que, em vez de esclarecer, acabam por transtornar e embaralhar a vida e a inteligência do povo.

Daí que, dia após dia, as coisas vão mudando e as pessoas não vão percebendo. E olha que acontece cada coisa das mais estarrecedoras e as pessoas acham que é "tudo normal".

Um dos aspectos mais interessantes que observo é com relação ao que chamam de pedofilia. No dicionário está registrado que: Pedófilo - que gosta de criança; Pedofilia - Perversão sexual em que o adulto experimenta sentimentos eróticos em relação à crianças.

Mas acontece um pequeno detalhe: essa situação passou a ser tão explorada por parte de alguns, provocando, com isso, uma distorção na relação homem versus criança. Penso que essa distorção se deu no universo político quando muitos dos politicos, para alcançarem um espaço maior junto aos eleitores, investiram de forma absurda nesse assunto, provocando uma disparatada interpretação da verdadeira situação dessa relação. E a coisa alcançou níveis assustadores, provocando e promovendo o que chamei de distorção, no entendimento desta questão. Senão vejamos: nos dias de hoje, torna-se quase impossível a aproximação de um adulto (um homem) à uma criança, sem que esta e seus responsáveis já não o olhem com desconfiança, imaginando estar alí um pedófilo.

Mas cabe aqui explicar que este título não cabe só aos homens, não, mas também às mulheres que gostam e praticam isso, também. Não podemos esquecer a homossexualidade, que é praticada por ambos os sexos, sem distinção de um ou outro. Mas, neste caso, fica muito evidenciado que só aos homens é cobrada tal responsabilidade.

Um outro aspecto a se observar é que tal situação, dificulta a relação das pessoas com as crianças. Se uma pessoa do sexo masculino já adulta, se aproxima de uma criança, já é vista como pedófilo e isso, como sabemos, não é sempre assim. Não se tem um percentual apurado para se saber quantas pessoas são pedófilas. Daí que podemos considerar como absurdo tal comportamento das pessoas em prejulgarem que um adulto é ou não um pedófilo, pelo simples fato de aproximar-se, amistosamente, de uma criança. E isso virou uma verdadeira loucura.

Portanto, deixo claro que as pessoas devem prestar muita atenção às circunstâncias reais e verdadeiras da vida para que não incorram em julgamentos precipitados a respeito dessa ou daquela circunstância, evitando, com isso, prejudicar pessoas aleatóriamente, causando-lhes sérios danos em suas vidas, sem motivos justos.

Salvo erro, há alguns anos atrás, uma escola em São Paulo foi fechada e seus donos acusados desse tipo de crime e, posteriormente, foram inocentados da acusação. Mas o mal cometido foi grande e não reverteu os graves problemas que aquelas pessoas passaram.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 12/08/2012
Código do texto: T3826179
Classificação de conteúdo: seguro