Vamos Mudar as Moscas

        Alegoria à Politica na Europa do Século XXI 
      



De: Silvino Potêncio…         ® Os Gambuzinos (288)
  • “ Aprender a viver não é esperar a tempestade passar e sim aprender a dançar na chuva”!... (Silvino Potêncio)
 
VAMOS MUDAR AS MOSCAS...
 
- Depois de um passeio pelas terras do “ Tio Sam”, aonde fomos cumprimentar uns Familiares pelas Bodas de Casamento num lindo Club De Golf na Costa Leste, em Santo Agostinho,  onde foram fundadas algumas das pedras base da colonização Americana, iniciada pelos Espanhóis e depois complementada por Irlandeses, Ingleses, Escoceses e outros povos do Norte da Velha Europa,  nós chegamos de volta em casa e fomos ler a correspondência que, como já é costume,... se avoluma, e cresce mas não traz muita coisa de novo!
- Dentre todas as cartas virtuais recebidas...  a que nos chamou mais a atenção foi a Carta-Mensagem recebida do Amigo Alentejano Gilberto de Jesus através do tal do “Face Book ” – uma espécie de Diário de Bordo onde tudo se sabe e nada se inventa!... se aconteceu, então alguém comenta!
Uns dizem que sim outros dizem que não!... e nessa eterna dicotomia nós Luz & Tanos, somos especialistas em analizar minuto a minuto a M.E.R.D.A. (entenda-se: Maracutaias E Roubalheiras Da Administração) que,  os “homes do poleiro” (também conhecidos por políticos profissionais milicianos) eles continuam a impingir-nos desabridamente desde uns 38 anos a esta parte. 
 
- O Amigo Gilberto dizia pouco e falava muito!... vejam:
 
Noticia numero Huuuuum!... O Tribunal de Contas revela que o custo de 10 helicópteros militares sofreu uma derrapagem de 124 milhões de euros em relação ao preço inicial, entre 2001 e este ano.... Já lá vão 364 milhões de euros...
- E é para isto que Portugal pediu dinheiro à Troika?
Encerram-se escolas, centros de saúde, maternidade, hospitais, casas do Povo, ... para comprar helicópteros militares e submarinos ancorados no Mar da Palha???... etc e tal e coisa!

 
Noticia número - dois pra mim... e huuuuumm p’ró dizmo”!!!:
---  Diversos documentos desapareceram do Ministério da Defesa... São documentos importantes e referentes a compra dos SUB MARINOS LUZ & TANOS... aos Alemães da Alemanha, etc e tal e coisa!!!... logo, nós concluimos que o Ministério Não precisa de Helicopteros e afundou os submarinos no mar da Palha onde se perderam milhões de Euros para equipar os Bombeiros Voluntários para apagar os fogos que só nesta temporada já cresceram 3 vezes em relação ao ano anterior!... e ainda o verão vai no meio da procissão...
 
Inicio de Citação: ( DO “Portugal Digital”)  
 
O negócio nebuloso em volta do contrato de aquisição por Portugal de dois submarinos ao consórcio alemão German Submarine Consortium (GSC)voltou nos últimos dias às páginas dos jornais. Diversos documentos desapareceram do Ministério da Defesa.
 
Lisboa - O negócio nebuloso em volta do contrato de aquisição por Portugal de dois submarinos ao consórcio alemão German Submarine Consortium (GSC), de que faz parte a Ferrostaal, em 2004, voltou nos últimos dias às páginas dos jornais.
 
As suspeitas em torno dos termos do contrato celebrado pelo Estado português, em abril de 2004, quando o governo era liderado pelo primeiro-ministro Durão Barroso, hoje presidente da Comissão Europeia, e sendo ministro da Defesa o actual titular dos Negócios Estrangeiros e líder do partido CDS-PP, Paulo Portas,  adensaram-se depois de virem a público informações sobre o desaparecimento de documentos que deveriam estar nos arquivos do Ministério da Defesa.
No último sábado, o Jornal de Notícias publicou informação sobre o assunto que coloca em situação difícil o Ministério da Defesa.
Segundo o Jornal de Notícias, o procurador do Ministério Público, João Ramos, do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIPAP), em despacho de 4 de junho, escreveu que "apesar de todos os esforços e diligências levadas a cabo pela equipa de investigação, o certo é que grande parte dos elementos referentes ao concurso público de aquisição dos submarinos não se encontra arquivada nos serviços [da defesa], desconhecendo-se qual o destino dado à maioria da documentação".
De acordo com o jornal, os documentos com os registros das posições assumidas pela antiga equipa ministerial de Paulo Portas, que foi quem negociou o contrato, estão desaparecidos.
Na altura em que o contrato foi assinado com a empresa alemã, os termos e contrapartidas exigidas foram alvo de questionamentos por parte da oposição ao governo PSD-CDS.
 
Brandos costumes
 
Domingo à noite, o comentador político e membro do Conselho de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que o Ministério Público se tem limitado a lamentar o desaparecimento de documentos. Segundo comentador político da estação de televisão TVI, o Ministério Público ainda não fez qualquer pergunta sobre o assunto ao atual ministro da Defesa, Aguiar Branco. "Aparentemente, eles [documentos] desapareceram no passado, ou no Governo em que Paulo Portas era ministro da Defesa ou nos governos de José Sócrates", disse.
Também o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, questionado sobre o desaparecimento dos documentos, disse que o Ministério da Defesa "tem a obrigação estratégica de reserva dos documentos e eles desapareceram". "Alguém tem de ser responsável", disse o líder comunista. Afinal – considerou- , o desaparecimento de documentos "é profundamente inquietante num negócio dessa dimensão e natureza, com as condições e contrapartidas que são conhecidas".
O Partido Socialista (PS) já comentou o assunto.  O porta-voz do PS, João Ribeiro, criticou o silêncio do atual ministro da Defesa, Aguiar Branco, acerca deste caso...
(fim de citação)
 
"O ministro da Defesa está muito calado. Já passaram dois dias sobre a notícia e não vimos ainda o Ministério da Defesa pronunciar-se sobre a matéria", afirmou o porta-voz socialista.
 "O episódio de que tomámos conhecimento é impróprio de um Estado de direito e o atual ministro tem que apurar, em primeiro lugar, a veracidade dos factos; sendo verdadeiros, tem que apurar responsabilidades e deve fazer também uma auditoria de procedimentos internos que de alguma forma evite que episódios desta natureza possam voltar a acontecer", disse.
 
Acusados
 
Há dois anos, em março de 2010, a revista alemã Der Spiegel noticiou a prisão de um membro da administração da Ferrostaal. As autoridades alemãs concluíram que  o consórcio teria obtido o contrato, no valor de 880 milhões de euros, por meio de subornos, num negócio pouco transparente.
As investigações realizadas, entretanto, pelo Ministério Público português sobre a aquisição dos dois submarinos e as contrapartidas acordadas levaram à constituição de nove arguidos, sendo dois alemães e sete portugueses. Os portugueses acusados são José Pedro Sá Ramalho, Filipe Mesquita Soares Moutinho, António Parreira Holterman Roquete, Rui Moura Santos, Fernando Jorge da Costa Gonçalves, António Lavrador Alves Jacinto e José Mendes Medeiros. Os alemães são Antje Malinowski e Winfried Hotten.
 
Segundo o Ministério Público "todos atuaram previamente acordados, em comunhão de esforços, deliberada, livre e conscientemente, bem sabendo que as suas condutas eram punidas por lei".
Fim da nossa Citação: (DO “Portugal Digital”)
 
Para complementar a nossa apreciação da versão actual do romance “Portugal Já Está a Arder” cujos capítulos iniciámos logo a seguir ao lançamento do “Código Da VintchCinco de Abriu-loooooooo”!... veio também hoje ao nosso conhecimento a pretérita sugestão do Ti Dr. Marcelo Rebelo... de que se devem mudar os Ministros, etc e tal e coisa do costume (dele)... onde prevalece a lei do “façam o que eu digo e não façam nada, como eu também nada faço”!!!...
 
Depois de ler estas noticias... o Amigo Gilberto de Jesus ele me disse apenas: Está na hora de mudar...algumas moscas, para que a m.... continue a mesma”!...
--- porém eu não concordo com a opinião simplista do Gilberto, pois está mais do que provado que o Povo de Portugal precisa ser mais radical: temos que mudar tudo!... Porque; como dizia o Grande Camões...
- mudam-se os tempos,
- mudam-se as vontades...
- tudo é feito de mudanças!
Vós politicos Luz & Tanos
Após todos estes anos,
-deixem-se de tantas vaidades!...
Já é tempo de novas moscas, para essas vossas caganças!
Abraço e até breve...
Silvino Potêncio
Emigrante Transmontano em Natal (Brasil)
O Home de Caravelas de Mirandela
www.silvinopotencio.net
Texto publicado em: HTTP://osgambuzinos.blog.com
 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 13/08/2012
Reeditado em 05/05/2018
Código do texto: T3829117
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.