O SORRISO DOS CANDIDATOS

Em época de eleição devemos ficar atentos a tudo. Cada pequeno detalhe deve ser analisado com cuidado, por exemplo, o sorriso dos candidatos. Já parou para analisar o sorriso dos candidatos nos "santinhos" de propaganda política? Os candidatos movimentam capciosamente toda a musculatura facial e esbanjam um sorriso tão carismático que o eleitor desavisado enxerga, nele, alguém de casa, um amigo, alguém bem próximo, um verdadeiro compadre ou comadre. Há, obviamente, uma equipe muito grande de assessores e “marqueteiros” prontos para “vender” a imagem dos candidatos. Desde a densidade do sorriso, ausência de sorriso, altura do queixo, gesto com a mão, viés do olhar, postura do ombro, tudo constrói a imagem do candidato para representar seu município. Existem exceções, naturalmente, pois há candidatos que quando chegam a sorrir num “santinho” já trabalhou muito pela sociedade e por isso mesmo não precisa passar uma imagem, ele já é a imagem. Boa imagem.

Não se destaca aqui o relacionamento interpessoal dos candidatos, mas o sorriso dos santinhos, porque pessoalmente esses indivíduos não conseguem manter 100% da hipocrisia o tempo todo, por isso, às vezes, o sorriso fica até meio amarelado. Há também, nos panfletos, sorrisos que realmente são de alegria. Esses são tão expressivos que até o cidadão mais leigo consegue identificá-los nitidamente. É como se o sorriso verdadeiro, mesmo numa foto, falasse por si só.

Mas o interessante (ou nem tanto) é que sorrisos não são apenas para demonstrar alegria. Sorrisos humilham, maltratam, ironizam, ignoram e até revelam engodo e falácias, se observar com atenção. Eles ludibriam, passam as mais diversas sensações, como confiança, espontaneidade, honestidade... Honestidade?! A confiabilidade, às vezes percebida em um candidato, através do sorriso, pode ser uma manobra sórdida, porque ele (candidato) tem certeza do voto do eleitor, mas este nunca pode ter ínfima certeza do retorno desse possível representante do cidadão.

Há também, dentre os sorrisos candidatos ao voto de confiança do eleitor, o sorriso autoritário: “Você não tem outra alternativa”. Há o sorriso carente de compaixão: “Preciso organizar minha vida financeira, preciso ajudar meus parentes”. Há o sorriso maquiavélico: “Idiota, é óbvio que vai votar em mim, mas não conte comigo”. Há o sorriso amável: “Claro que pode confiar em mim. Honrarei o seu voto”. Há o sorriso da incerteza: “Vou tentar ser honesto com meu eleitor, mas se não der certo, farei o que todos fazem, isto é, vou levar vantagem”. Escasso mesmo é o sorriso voluntário.

Diante disso, algo me intriga: se o cargo político não fosse remunerado (muito bem remunerado), como seria sorriso dos candidatos?

Rosimeire Soares
Enviado por Rosimeire Soares em 16/08/2012
Reeditado em 16/08/2012
Código do texto: T3834108
Classificação de conteúdo: seguro