DITADOS II

DITADOS II

AYRES KOERIG

Como disse na semana passada, podemos aplicar os DITADOS naquilo que escrevemos, mas analisando-os, se são bem aplicados ou se não são contrários à verdade, como o que se segue: NÃO PREGA PREGO SEM ESTOPA e se aplica quando a pessoa quer levar vantagem em tudo, só faz coisas que lhes dão lucro, não se importando em repartir, explorando ao máximo o necessitado ou como se diz na gíria: não tem coração. Pessoa assim não conhece as palavras solidariedade, partilha, fraternidade, desapego e uma série de outras tantas...

O seu deus é o dinheiro. Importa-se só com ela própria, com os seus e muitas vezes até estes são explorados. Missões curtas e outras compridas.

Gente assim, que a todo instante estão aplicando a LEI GERSON, não são dignas de viver em sociedade; não se lembram que nós estamos na terra para cumprirmos u’a missão imposta por nosso Deus sapientíssimo. Algumas pessoa nascem mortas, outras, vida de um dia, um mês, dez anos, trinta, cinqüenta e no máximo cento e poucos.

Deus está fazendo esta seletiva, dando provações muitas vezes, para ver, quem é que pode fazer parte do reino de Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi Ele, o próprio, quem afirmou no dia do seu julgamento: -- O meu reino não é deste mundo, se o fosse, meu Pai mandaria legiões de anjos, para impedir o julgamento do qual, mesmo que inocente, sou réu.

Todas as coisas criadas por Deus são perfeitas. O homem chega, às vezes, perto da perfeição na pintura, na arquitetura, na escultura, nas letras e nas palavras. Citemos pois LEONARDO DA VINCI, pintor, escultor, engenheiro e cientista italiano; REMBRANDT pintor e gravador holandês; MIGUEL ÂNGELO, escultor, pintor, arquiteto e poeta italiano; HOMERO, poeta grego considerado o pai da poesia; DANTE ALIGHIERI, considerado o maior poeta italiano; LUIZ VAZ DE CAMÕES, o maior poeta português. Meu professor de Literatura dizia: -- Camões é por si só, uma Literatura perfeita; e porque não citar o nosso RUI BARBOSA, o ÁGUIA DE HAIA, cujos discursos estrelejavam chamas... Os que citei chegaram perto da perfeição mas nenhum físico até hoje conseguiu, numa esfera imantada, colocar um bolinha de aço no exato centro para provar o que acontece no espaço sideral: “ A matéria atrai a matéria, na relação direta das massas e na inversa do quadrado das distâncias”.

Então qual seria o ditado exato para corrigir o NÃO METE PREGO SEM ESTOPA? O certo seria dizer-se: NÃO METE PREGO EM ESTOPA. Você que é ladino, sabe que ela não firma o prego!

Alguns ditado prometidos:

QUE ESPERARÁ O GLUTÃO? MORRER DUMA INDIGESTÃO...

COME DEMAIS MEU PATETA: AMANHÃ PÕE-TE EM DIETA!

FAZ MUITO MAL PRA QUEM SUA, SAIR ASSIM PARA RUA.

NÃO FAZ BOA DIGESTÃO, COMER COM SOFREGIDÃO.

QUEM A SAÚDE NÃO ZELA, PÕE-SE A DORMIR NA JANELA.

É REFRÃO QUE AS GRANDES CEIAS, TEM A SEPULTURAS CHEIAS.

MORREM DE FOME RARÍSSIMOS, DE FARTADELA, MUITÍSSIMOS.

QUANDO UM NÃO QUER, DOIS NÃO BRIGAM.

CAVALO DADO, NÃO SE OLHA DENTE.

AMIGOS E PARENTES SÃO OS DENTES, MAS ÀS VEZES DOEM.

PELAS OBRAS E NÃO PELO VESTIDO É O HOMEM CONHECIDO.

MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO, DO QUE CEM VOANDO.

Por hoje é só, outro sábado teremos mais...

Ayres Koerig
Enviado por Ayres Koerig em 18/08/2012
Código do texto: T3836134
Classificação de conteúdo: seguro