imagem1.JPG


Otimismo ou Pessimismo?


Estive lendo um artigo que trata do pessimismo e do otimismo, escrito por Abgail Hazlet, e que tenho usado como tópico de discussão em minhas aulas de inglês para os alunos mais avançados.

Todos estamos acostumados a pensar que o otimismo é sempre bom, e o pessimismo, sempre ruim, e que ambos fazem parte de dois polos diferentes: o otimismo, é o polo positivo, e o pessimismo, o polo negativo.

Gostei muito da abordagem do artigo, pois nos leva a ver além. O pessimistas são apenas pessoas que focam mais nos problemas antes de alcançarem um objetivo, enquanto os otimistas focam mais no objetivo, resolvendo os problemas conforme eles aparecerem, ou depois. 

Criei uma analogia interessante para ilustrar a situação: tenho uma irmã que faz bolos maravilhosos, lindamente confeitados e muito bons; quando ela termina, teremos sobre a mesa um bolo maravilhoso, e uma cozinha que levará três dias para ser posta em ordem novamente! Já eu, posso levar muitas horas para fazer o mesmo bolo, mas quando eu terminar, não haverá uma única colher na pia para ser lavada. Duas abordagens diferentes, embora ambas eficientes, à sua maneira.

Os pessimistas são muito competentes e úteis quando se trata de prever problemas e adiantar soluções. Conheço alguém que, ao ser abordado com determinadas propostas, vai logo dizendo: "Impossível!" Mas logo depois, ele mesmo encontra o caminho, e com a vantagem de já ir prevendo e encontrando possíveis soluções para possíveis percalços. Ele é um pessimista light!

Também conheço pessoas tão exageradamente otimistas, que se esquecem de planejar, e acabam ficando presas pelo caminho, emaranhadas nas dificuldades que falharam em prever e evitar.

Acho que o equilíbrio é sempre o melhor caminho, mas para otimistas e pessimistas  extremados, este caminho não existe. Ambos - segundo o artigo- produzem melhor quando deixados em paz, agindo cada qual à sua maneira. Tentar insuflar otimismo em um pessimista terá efeito contrário, pois ele não entende outra forma de pensar, e tentar fazer com que um otimista extremado preveja dificuldades, será considerado como tentativa de jogar água fria em seus planos.

Resumindo: que todos tenhamos o direito e o benefício de sermos como somos!
Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 18/08/2012
Código do texto: T3836576
Classificação de conteúdo: seguro