AS "MARIAS BONITAS" DESSE PAÍS

As “Marias Bonitas” desse país. Não quero com isso dizer que todas empunham peixeiras e espingardas, até mesmo porque, Maria Bonita foi muito mais do que uma mulher que empunhava armas; foi uma mulher que não se deixou secar pela seca do Sertão, principalmente o riacho do seu coração. Teve coragem e paixão, para mudar o seu destino; não aceitou o que lhe estava reservado: Casar, parir e servi ao marido.

Mas se faz necessário nesse momento, que cada uma de nós, perceba o quanto temos dessa mulher (Maria Bonita), que com certeza se hoje fosse viva e com minha idade, não estaria diante de um fogão à lenha, vendo o crepúsculo chegar, até estaria, se esse fosse um momento de prazer. E comecemos a nos perguntar o que estamos fazendo para um mundo melhor, para uma sociedade mais justa, mais apaixonada. Somos maioria em uma sociedade machista, mas continuamos a ser as servas, as que ganham menos, as que carregam o mundo nas costas, no entanto, sem direito de opinar nos acontecimentos da vida em sociedade, e se temos, não estamos sabendo usá-lo. Vamos para um exemplo prático: As Universidades estão em greve a mais de quatro meses em alguns lugares do país; o governo declarou não ter mais o que negociar com as Universidades (professores) – noticia do Jornal Nacional, 17/08/2012. Agora eu lhes pergunto: E nós mães, universitárias; mulheres que sabem melhor do que ninguém, o quanto à educação se faz necessário para uma sociedade justa, apaixonada! O que vamos fazer? O que Maria Bonita tem haver com atual situação das nossas Universidades? Tudo!

Comecemos ontem, a colocar ao mundo, a Maria Bonita (mulher que faz as coisas com paixão, coragem, garra) que temos dentro de nós, chega de ficarmos vendo as coisas acontecerem, chegarem a nossa porta, adentrar em nossa casa, e ainda assim, ficarmos de braços cruzados! O governo não pode simplesmente dizer: Não negocio, e acabou! Pois o governo somos nós, e eu, não me lembro como também, não ouvi e nem li, tu, vós de ter dito a algum Jornal, que, esgotaram-se todas as possibilidades de uma negociação! E com os professores não negociaria mais! O governo quando decide por ser o representante legal, e não por ser essa a melhor decisão para o povo, não é valido! Educação é prioridade, e não uma disputa de queda de braço! Nós votamos nos digníssimos senhores para melhor ser administrado os nossos bens e não para nos deixarem sem eles!

Pensemos com paixão, olhe a sua volta e veja que com certeza, alguém em sua casa está sem aula por conta da greve dos professores universitários; eu sou universitária e mãe de universitária, e estou muito preocupada, como essa situação está sendo tratada pelos nossos representantes, ou seja, até agora, com muito descaso! Eu aprendi, quando um recado não resolve, é hora de ir pessoalmente. Isto é, o governo não entendeu a mensagem dos professores; então, está na hora da população falar em bom som e tom: QUEREMOS AS UNIVERSIDADES FUNCIONANDO, NÃO DE QUALQUER JEITO! E PARA COMEÇAR, JÁ QUE, OS SENHORES NÃO SABEM, PORQUE NÃO FAZEM PARTE DO QUADRO DAS UNIVERSIDADES; COMECEM ASSINANDO A PROPOSTA DOS PROFESSORES, QUE COM CERTEZA É BEM MAIS COERENTE DO QUE OS SALÁRIOS QUE PAGAMOS AOS EXCELENTISSIMOS SENHORES!

•As "Marias Bonitas" desse país, principalmente as mulheres que tem paixão no sangue!

Edna Maria Pessoa

Natal-RN, sábado, 18 de agosto de 2012