Senhor ladrão,

É um tanto complicado chamá-lo de senhor. Isso porque normalmente que o faz utiliza-se de ironia. Eu tentei chamá-lo assim puramente por respeito. Sim, eu acredito que você mereça respeito (posso te chamar de "você"?) ainda que tenha me levado alguns trocados, e bens de outras pessoas também. Na verdade esses nomes, "ladrão", "bandido", "delinquente", "marginal"... Eu tento achar um que se encaixe a você, não o vejo tão vilão assim. A verdade é que eu preciso conversar um instante contigo...

Não sei se vai ler minha carta, mas gostaria que soubesse que eu não pretendo crucificá-lo como costumam fazer. Nada daquele papo de que "eu trabalhei pra caramba pra ganhar dinheiro e comprar minhas coisas pra vir um vagabundo e me roubar", ou aquela conversa de penas de tudo o que é tipo... Nada disso. Já notou como quando você age as pessoas clamam por justiça? Quem foi que clamou por justiça quando nasceste fora de hora e com cara de fome, como Chico Buarque conta em "Meu guri"? Alguém pediu justiça quando o viu negligenciado pelo estado, sem saúde, educação, habitação, saneamento, alimentação...? Alguém acionou o judiciário, a polícia, a imprensa, as forças armadas, a ONU, a Dilma ou mesmo Deus quando você esteve anos sem um abraço, um sorriso, um olhar de carinho, um afago, um lugar para dormir sem medo...? Quem foi que te viu caminhando pelas calçadas? Quem foi que te viu , ouviu, conversou, lembrou? Por certo não foram os mesmos que clamam por justiça quando tem seu patrimônio devassado...

Já te disse que sou católico? Pois bem, você me lembra Dimas. Conhece Dimas? São Dimas... O primeiro santo da história era ladrão. São Dimas, o bom ladrão. Dizem os Racionais MCs que Dimas é o "primeiro vida louca da história". É muito bom o trecho em que eles dizem isso, por certo você já ouviu... "Aos quarenta e cinco do segundo arrependido. Salvo e perdoado é Dimas, o bandido. É louco o bagulho, arrepia na hora. Dimas: primeiro vida louca da história." E ainda durante a música eles dizem: "E meus guerreiros de fé, quero ouvir! Quero ouvir!" Também gostaria de ouvir, creio que você seja um dos guerreiros de fé. Um guerreiro diferente. Um guerreiro que resolveu não mais baixar a cabeça e pedir por favor. Um guerreiro que resolveu se insurgir contra a ordem. Um guerreiro que resolveu ir contra as leis que sempre o afrontaram, que você nunca contribuiu para criar ou pelas quais nunca se sentiu representado, contra as as leis que te definem "bandido".

São muitos dimas como você. São muitos bons ladrões. Na verdade, onde vivem os maus ladrões? Ainda não os conheci... Fico lembrando daquela frase do Rui Barbosa: "como quer te chames, prevaricação judiciária, não escaparás ao ferrete de Pilatos! O bom ladrão salvou-se. Mas não há salvação para o juiz covarde." Fique sossegado, não se salvarão todos os covardes que o condenam...

Aí um certo juiz lá do Rio Grande do Sul começou com uma história de "justiça restaurativa". O cidadão precisa trabalhar enquanto preso para devolver ao "ofendido" a quantia roubada e lhe pedir perdão. O povo gostou, deu até no Fantástico. Agora todos acham que o roubado está fazendo um grande favor ao "perdoar" o guerreiro. Espero que os capitães do mato não o apanhem, até porque você não me deve nada. E eu não poderia praticar com você a justiça restaurativa, pois jamais conseguirei devolver-lhe o que lhe foi roubado também por mim. Não consigo devolver sua infância, seus dias, seus sorrisos, suas noites de sono, sua alegria, seu sossego, sua saúde... Infelizmente ficaremos te devendo muito ainda, por mais que você tente compensar com nosso patrimônio erguido sob o sangue de seus irmãos.

O que me resta é pedir-lhe as mais sinceras e consternadas desculpas. Por favor, me perdoe por quando não o ouvi, não o vi... Perdoe a todos nós que lhe roubamos muito mais do que qualquer dinheiro poderia compensar. Perdoe a essa sociedade maldita e hipócrita que covardemente o chama de bandido.

Vá em paz, fique com Deus... e volte sempre.

Com carinho e um sorriso que já disseram ser bonito,

*Peço desculpas pelo longo tempo longe do Recanto, espero voltar a publicar com regularidade. perdoem-me os possíveis leitores assíduos.

** Caso goste do texto, colabore com a divulgação nos botões abaixo, onde se pode divulgá-los em suas redes sociais. Fico grato.

***Agradeço antecipadamente qualquer comentário e indicação.