FUNERAL DE LUXO

     
Foto ilustrativa - Esta não é a limusine oferecida pelo Tributum Special, porém é muito parecida

Leio uma matéria que trata da implantação na cidade de Santos/SP de um serviço funerário de extremo luxo, batizado de “Tributum Special Assistence”, lançado pela Memorial Necrópole Ecumênica. Não chega a ser novidade, pois já é praticado em outros países.
 
A título de esclarecimento, a Memorial Necrópole Ecumênica é o cemitério vertical mais alto do mundo segundo o Guiness Book. Fica na cidade de Santos e foi inaugurada em 1984. Conta atualmente com mais de 14 mil óculos (urnas funerárias) distribuídos em prédios de até 14 andares. Mesmo sendo um local eminentemente triste pelas suas próprias características, está incluído como um dos pontos turísticos da cidade. Não se pode negar que esse cemitério vertical mudou o conceito de sepultamentos. É tudo muito bem feito, desde sua arquitetura até a parte que trata da natureza, pois foi construído no sopé de um dos morros da cidade, o que proporciona uma bela vista, um grande bem estar e uma infinita sensação de paz. Poderia resumir dizendo que é um local onde se trata a morte com certa dignidade, sem aquela cena abominável e chocante de colocar-se a urna num buraco e jogar-se terra por cima.
 
O objetivo deste texto, porém, não é ficar dissertando sobre a Memorial, e sim, sobre o lançamento feito por eles de um serviço funerário de altíssimo padrão e que conta com três tipos de planos: orquídea, lírio e jasmim. Segundo seu diretor, apesar de toda a carga emotiva pela perda do ente querido, o momento do sepultamento se apresenta como a última oportunidade de homenagear a quem tanto amamos.
 
O serviço inclui urnas importadas da Itália e da Argentina (dizem que são as melhores), documentação, preparação e cosmética corporal, paramentação exclusiva, limusines para cortejo, veículos exclusivos para transporte da família, assessoria especializada para a família, catering service, registro eletrônico de mensagens, orientação jurídica, apoio psicológico e salas especiais para velórios na Memorial. Existe ainda a possibilidade da confecção de um diamante chamado Brilho Infinito, produzido a partir de uma mecha de cabelos do morto. Isso é possível, pois os cabelos contêm carbono que é o elemento químico constituinte do diamante. É produzido pela Memorial em associação com uma empresa espanhola. Diz o diretor que “bastam dois gramas de cabelo, sendo ainda possível gravar o nome da pessoa a laser na pedra. A fabricação demora cerca de 90 dias”.
 
         Mais uma do diretor: “Não sei se vai ser lucrativo, mas independentemente do sucesso econômico, tenho absoluta certeza que vai ser bom para as famílias que contratarem os serviços”. Pergunto: você acredita que algum empresário iria lançar-se num projeto de tal envergadura sem ter a certeza de retorno garantido? Por falar nisso, no próprio site do Tributum Special não aparecem os custos envolvidos.
 
         Apesar de a morte ser a única certeza, ela nunca é esperada e quando realmente se gosta da pessoa falecida a tendência é fazer tudo que está ao nosso alcance para minorar os efeitos da perda. Mas, meus amáveis e esporádicos leitores: com todo o respeito pelas opiniões divergentes e também por esses momentos tristes a que todos estamos sujeitos (como protagonistas ou assistentes), vejo tudo isso como um despropósito. Limusines, diamantes, assessorias, cosmética, mensagens eletrônicas, catering, o que essa “homenagem de luxo” vai acrescentar ao morto, à sua família e ao rol de amigos? Tenho comigo por experiência própria que, quanto mais prolongamos esses momentos e quanto mais nos expomos, maior é o nosso sofrimento.
 
         Ao morto é exigido respeito, orações e solenidades relativas a cada povo e a cada religião. Apenas isso, ou seja, demonstrações verdadeiras de amor pelo ente querido que se foi sem pedir licença e não ostentações luxuosas que acabam se perdendo no fútil e no inútil.
 
         Se quiserem conhecer: http://www.tributumspecial.com.br
 
         NOTA: Alguns anos atrás, na cidade de São Paulo, foi aberta uma luxuosa mansão que tinha como finalidade a realização de velórios luxuosíssimos, inclusive com a contratação de serviços de buffet, tal qual uma grande festa. Mas isso já seria assunto para um outro texto. Fica, porém, o registro.
 
 
******