ANO VAI, ANO VEM...

DOMINGO, 26 DE DEZEMBRO DE 2010

ANO VAI, ANO VEM...

O natal já era! Agora, vem aí a passagem de ano.

Vamos assistir àquelas famosas práticas: vestir branco, pular ondas, comer inhoque...dentre outras. Iremos fazer promessas, pedidos aos céus e mil e uma firulas ritualísticas.

Mas será que isso tudo funciona, mesmo? Para uns sim; para outros não. Eu fico com essa segunda possibilidade. E digo mais: tudo funcionará positivamente se conseguirmos colocar o nosso cérebro para funcionar. É! a nossa mente deverá trabalhar a todo vapor, só desenvolvendo pensamentos lógicos e objetivos. Deverá ser um trabalho árduo, pesado e intenso. Podem anotar: aí vai dar quase tudo certo. Sem erro.

O ser humano acostumou-se com essas tais de "simpatias". Coisas já ultrapassadas nos tempos do nanossegundo. Hoje, o que impera é o uso da racionalidade. É pensar e agir de forma correta, racional e objetiva. É por em prática, por exemplo, o uso da matemática. É saber que dois mais dois são quatro, sem erro.

Muito se fala do tal de jeitinho brasileiro. É esquecer isso. O negócio é trabalhar com afinco, determinação e objetividade. O recurso citado, deverá ser empregado só em caso de excepcionalidade. Quando todas as alternativas lógicas tentadas não derem certo. Isso se chama profissionalismo.

Está aí no mercado astral, propriedades (ou faculdades) que todos deveriam possuir: intuição apurada, auto-análise, auto-crítica. Propriedades estas que deveriam fazer parte, intrínsecamente, da espécie humana. Mas, infelizmente, é o que não se vê. Poucos são dotados de capacidade plena no desempenho de suas ações. Daí que a qualidade profissional do brasileiro é colocada em dúvida, principalmente pelos estrangeiros.

Muito se ouve, lê e vê na imprensa, que há falta de gente capacitada para certos cargos disponíveis no mercado de trabalho. Não há mistério nisso. Há, só, uma deficiência técnica das pessoas em se aplicarem em seus exercícios profissionais. Só, repito. Há que se saber se aquilo que se está executando, produzindo ou fabricando, está dentro do padrão que classificamos de excelência. O resto são contingências, vêm a reboque daquilo em que estamos trabalhando. E, por conseguinte, vem o dinheiro. Melhores salários, remunerações, rendimentos...e resultados.

O segredo de tudo é um só: colocar em prática.

E tenho dito!!!

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 20/08/2012
Código do texto: T3839248
Classificação de conteúdo: seguro