Expressão Inexpressiva

Estou meio na bronca com certas palavras, mas agora é com uma expressão: “em potencial”.

Puxa, essa bendita potencializa a impotência! Meu time tem o potencial de estar na série “A”, mas, por algum motivo lá atrás, certamente por má gestão de pessoas que dariam bons diretores “em potencial”, o meu time.... Falhou. O Brasil tem o potencial para ser um pais de primeiro mundo! Porém...

Bem, essa expressão se parece com outra: a dos “bem intencionados”. Na verdade eles são eficazes “em potencial”... Sempre e sempre. Só estão perdoados porque não são dolosos, embora os resultados de seus fracassos sejam fatais.

Esse texto tem o potencial para ser muito lido, afinal essa expressão é conhecida, afeta a todos num dado momento e jamais, que eu saiba, alguém abordou algo tão importante! Mas, certamente não vai ser. Não vai ser mesmo! É que os temas que possuem qualidade de atrair a atenção dos leitores são leves, de amor, de felicidade... Algo que não dê trabalho para pensar. Que acrescente otimismo e seja “pra cima”! Além disso, esse tema é bobo. Quem, em sã consciência iria ficar pensando nos potenciais desperdiçados e muito menos em quem os desperdiça? Perdoem-me, é só um desabafo para dirimir mal humor. Em potencial... deixa pra lá.