JÁ NÃO SE ENCONTRAM MAIS TORCEDORES DE FUTEBOL COMO ANTIGAMENTE

JÁ NÃO SE ENCONTRAM MAIS TORCEDORES DE FUTEBOL COMO ANTIGAMENTE

AUTOR: Paulo Roberto Giesteira

Já faz um bom tempo onde se torcer por futebol era uma prática de admiração e prestígio que por mais que o seu time do coração perdesse o torcedor dificilmente perdia a harmonia, devido a ele ter assistido uma partida de futebol que tenha lhe enchido os olhos de admiração.

Já faz um bom tempo que apreciar uma bela jogada era uma façanha de fino trato, qualquer que fosse o craque ou atleta, se fosse craque mesmo era admirado por todas as torcidas, até mesmo dos times adversários, que lhe transpassavam respeito, compreensão e paixão.

Craques eram respeitados por todos como que se tivesse jogando pelo seu time, não havendo que ninguém apostando pela contusão ou perda do atleta, todos eram unidos por uma só opinião.

Mas hoje é diferente, não há mais este clamor de admiração, hoje se pressiona e hostiliza o juiz dentro do campo e nas arquibancadas com agressões verbais, muitas das vezes entram juízes desonestos que por sua intenção, muda os destinos das partidas, colocando em pauta o resultado de seu interesse.

Se o seu time perder ou mesmo ganhar é uma algazarra tamanha que chegam a vandalizar as suas próprias cidades ou bairros, é uma brigalhada hedionda descompromissada com nada, sem escrúpulo de tanta violência que as vezes saem até óbitos.

Várias manias de praguejar o jogador do time adversário, dá até a impressão que o salário do torcedor é maior do que do jogador ou que ele ganha alguma coisa com isso, o que na verdade não é nada, ele apenas é um esmero espectador.

E na verdade o torcedor não tira proveito com estes atos, e ele deixa de ver o que de melhor se passa dentro de campo, que é o bom futebol, que é uma boa partida de futebol, pra voltado a esta arte, que é sumamente de jogar futebol, que seja, vale mesmo pra este indivíduo, e o orgulho ao seu vandalismo e desordem ao estilo daquilo que ele insiste em seguir.

Na verdade o futebol é uma arte ou uma das maiores artes do universo, para ser admirada e não para ser ridicularizada por torcedores sem um pingo de educação ou companheirismo.

O saber torcer é uma arte bastante apreciável que chega a marcar na história, como registro de umas grandes torcidas lá pelo bons tempos do bom e grande futebol, a folgada, as forças jovens, a fiel, etc.

Na verdade nada se resolve com tanta arbitrariedade, tudo se resolve na calma e na paciência. Este tipo de atitude deve ser banida da face da terra, ou por outro lado deve ser usado em último caso para reivindicar alguma coisa num completo ideal ao interesse de todos.

Ao interesse de um país lindo e saudável para a posteridade, como para os nossos filhos, netos, bisnetos, etc.

E pro futebol devemos conservar exemplos de torcidas que mesmo perdendo aplaudem os dois times pelo espetáculo que esta partida proporciona.

E nunca vaiar as seleções ou times fortes para prejudicá-los pra beneficiar seleções ou times mais fracos ou de menos expressões, pois isto é baixaria de pessoas vulgar e sem escrúpulo, de trogloditas e paquidermes, que fazem do futebol um instrumento pra justificar as suas patifarias.

Porque estas atitudes nos passa uma péssima impressão pra quem vem de fora, ou consecutivamente a assiste lá de longe, e deixa muito pessimista a gente que pertencemos a este país ao depararmos com tudo isto.

E é por isso que o nosso futebol degrada a cada dia que passa, com partidas sem emoção, sem público, sem jogadas emocionantes, jogadores fracos que simulam faltas e contusões a toda hora, visto que os nossos campos estão numa maior tragédia de tanto ruim, faltando tudo gramado, segurança, conforto e informação.

Nunca se comparando aos estádios e as organizações estrangeiras pela falta de organização, compatibilidade e competência.

Pois por aqui testemunhamos uma falta enorme de administração, desvios de conduta, falta de ética, e o nosso futebol entregue nas mãos dos monopólios daqueles que usam do futebol com forma avassaladora de controlar o povo, de manipular as sugestões, de conduzir sistematicamente os rumos dos fatos, em que põe o nosso povo escravo daquilo que ele podia se informar mais, mas que na verdade serve isto de manuseio a aquilo que ele era pra controlar mas que é robóticamente enrolado.

Ninguém tem o direito de vaiar ninguém, por motivo de que vaias ridiculariza a vítima que é vaiada como se ela tivesse feito algo de errado que merecesse estes desmandos; ainda que fará ídolos que brilham pelo cenário mundial como heróis de qualquer esporte como de sua talentosa arte.

Vaias significam vandalismos de que nada justificam a sua praticidade, nem pra aqueles que são vândalos que escandalizam o nosso futebol através da sua falta de educação, e da sua ausência de ética desportista.

Vaias são pra aqueles que gostam de dar vaias para os grandes ídolos, que não tem a capacidade de admirar um belo espetáculo feito para os bons olhares de pessoas que sabem harmonizar aquilo que sempre será belo, como arte de uma cultura pra quem possui cultura, e tem cultura no coração.

Atitude de vândalos não é torcer, não é admirar, não é apreciar e nem mesmo de amar o futebol, e sim depredar aquilo que é seu de direito.

O bom futebol mesmo só é viril quando não se emprega estes tipos de desordens, e o futebol é uma coisa tão dantesca que este atos não mancha o seu valor.

Por outro lado torcedor, vamos só torcer e admirar como demonstração de amor por aquilo que é nosso.

O que importa numa partida de futebol é a arte de se jogar e apreciar o bom futebol, da maneira em que ele tem que ser admirado, de uma forma racional não vaiando ninguém, não quebrando nada, não brigando por nada, no que na prioridade devemos brigar mesmo é por um país melhor, e não por uma coisa que não nos dá nada, a não ser pela arte de assistir uma bela partida de futebol, e isso é que importa.

Esta idiotice de vaiar, depredar ou brigar, prova que este pais não está preparado pra receber uma coisa que serve de seu benefício, e é por isso que encontramos tamanhas dificuldades pra tudo, quando se falamos de uma coisa de preservar, amar, ou apreciar aquilo que é nosso.

Brigar, matar, hostilizar, pichar, vaiar, não apreciar, são praticas anti-desportistas, que denegri a imagem daquele que é infrator nestas reprováveis atitudes.

E os deuses do nosso futebol mesmo contempla todo aquele que vai pra uma partida de futebol, e não arranja pra si brigas, registros médicos, ou pra final de conversa registro policial, ao que de valor ao invés de encher as páginas policiais de revistas, jornais, etc.

Enche de orgulho a aqueles que nos assiste com boas pretensões. E isto sim é o que importa.

CONTATO: betogiesteira2@gmail.com

Paulo Roberto Giesteira
Enviado por Paulo Roberto Giesteira em 20/08/2012
Reeditado em 24/05/2018
Código do texto: T3840780
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.