OS TEMPOS MUDARAM

SÁBADO, 22 DE JANEIRO DE 2011

OS TEMPOS MUDARAM

Com o início de 2011, chegou ao fim o Governo Lula.

Após oito anos de gestão o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva passou adiante a faixa de Presidente da República para a Sra. Dilma Roussef.

Se fosse em outro país este fato não teria tanta relevância quanto no Brasil. Mas aqui, devido às muitas confusões que tivemos em décadas passadas, este fato deve ser destacado por vários motivos. O Primeiro deles é que foi quebrada uma hegemonia do poder econômico/financeiro na escolha de um presidente da república. Um operário, vindo lá do nordeste, após muitas tentativas, conseguiu alcançar o tão sonhado e mais importante cargo de presidente do Brasil.

Só este fato já pode ser considerado como um acontecimento fenomenal e que poucas vezes aconteceu na história política mundial. Lembro-me de dois casos: um nos USA, quando foi eleito um lenhador (Abrahan Lincoln) e na Polônia, outro operário, Lech Walesa.

Como sabemos, o Sr. Lula enfrentou uma verdadeira batalha campal até conseguir sua eleição à presidência do país.. Em todos os pleitos anteriores ao da sua vitória, chegou a ser tachado de vagabundo e analfabeto, lembro-me bem disso e penso que os leitores também.

Mas, enfim, quando alcançou o poder maior, conseguiu com méritos promover resultados políticos, econômicos e sociais invejáveis, como ele sempre ressaltava, "nunca antes na história desse país" serem alcançados. Um dos mais importante foi acertar as contas com o tão famoso FMI. E também tratou como um igual ao presidente da maior potência mundial, os USA. Só com esses dois fatores já poderia ser considerado o maior presidente que o país possuiu. Mas existem muitos outros ítens que o colocam no patamar de um Estadista.

Para mim, o fator mais importante nisso tudo é ver uma pessoa sem nenhuma formação técnica ou superior, galgar ao cargo de maior importância de uma nação, quebrando todas as regras do que se pode chamar de profissionalidade. Ou seja: uma pessoa que jamais havia governado um município, um estado, logrou êxito de chegar à presidência de um país, o Brasil. Com isso, passou por cima de uma série de preconceitos, tais como: social, educacional, cultural, profissional, dentre outros. Deixou para trás um monte de doutores, executivos e afins. Diríamos popularmente que ele os colocou nos chinelos.

Com isso, deixou configurado que ninguém pode se achar tão importante só porque, bafejado pela sorte, conseguiu um título de doutor, através de uma formação superior, em detrimento de outros menos favorecidos por essa mesma sorte, mas com grande capacidade natural e laboral, que o impulsione a alcançar níveis altos de gestão de cargos, seja em áreas privada ou pública.

E é necessário que aqueles que tenham formação superior nesse pais, não venham se achar os maiorais, subestimando àqueles que não as tenham, mas que possuam grandes capacidades intelectuais derivadas do que chamamos empirismo. E eu confesso-lhes, sentir-me regozijado com tal acontecimento (o Sr. Lula, presidente do Brasil).

Infelizmente, para dissabor nosso, o Partido dos Trabalhadores, logo ao alcançar o poder, cometeu ações nefastas que quase chegaram a manchar a performance extraordinária do Sr. Lula da Silva. Porém, penso que isso pode estar dentro daquilo que se podia esperar: a elite e o poder econômico deste país fariam de tudo para neutralizar a vitória e o sucesso daqueles a quem sempre dominou por centenas de anos, até à vitória dele.

Agora é esperar o desfecho de todos as ações e processos envolvendo aqueles que foram acusados de crimes financeiros e políticos no início da gestão do Partido dos Trabalhadores, à partir da vitória e eleição do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 22/08/2012
Código do texto: T3842885
Classificação de conteúdo: seguro