VOTO EM BRANCO

VOTO EM BRANCO

O DIREITO DE VOTAR, EXERCIDO PELO SUFRÁGIO UNIVERSAL E SECRETO, É CONSAGRADO COMO UM DIREITO POLÍTICO DO CIDADÃO. É TAMBÉM, A CIMA DE TUDO, O EXERCÍCIO DA SOBERANIA INDIVIDUAL, QUE SE OUTORGA A ALGUÉM, EM QUEM SE CONFIA, PARA, NO ZELO DOS NOSSOS INTERESSES INDIVIDUAIS E COLETIVOS, ATUAR COM HONESTIDADE, DEDICAÇÃO, PROMOVENDO A CONSECUÇÃO DESSES INTERESSES. O DIREITO DE ESCOLHA É SOBERANO E NÃO PODE TER VÍCIO DE VONTADE. OS CRITÉRIOS TAMBÉM SÃO INDIVIDUAIS E AUTÔNOMOS. ASSIM, POSSO ESCOLHER QUEM EU QUISER, SEGUNDO OS MEUS CRITÉRIOS, PRINCÍPIOS E VALORES, PARA ME REPRESENTAR. DO MESMO MODO, NÃO HAVENDO A QUEM ESCOLHER OU NÃO ENCONTRANDO QUEM PRENCHA OS MEUS CRITÉRIOS DE ESCOLHA, NÃO DEVO ESCOLHER QUALQUER UM, POIS ASSIM, ESTARIA ELEGENDO QUEM NÃO QUERO, QUEM NÃO CONFIO, QUEM NÃO ME CONVEM. COM O MESMO GESTO, ESTAREI DIZENDO QUE NENHUM ME AGRADA. ESTA MANIFESTAÇÃO É ESSENCIAL PARA QUE SE PROMOVA MELHORES PROCESOS DE ESCOLHA. SE O VOTO É DIREITO INDIVIDUAL DO CIDADÃO, TAMBÉM O É DEIXAR DE VOTAR. LAMENTAVELMENTE, NO BRASIL, A LEI EXIGE QUE SE VOTE. ENTRETANTO, A EXIGENCIA DA LEI É APENAS PARA VOTAR, NO SENTIDO DE MANIFESTAR A SUA OPINIÃO, COMPARECENDO ÀS URNAS. PORTANTO, NÃO CORROMPA A SUA CONSCIÊNCIA. SE ALGUM CANDIDADO LHE DEMONSTRA CONDIÇÕES PARA SER SEU REPRESENTANTE, CONFIE-LHE O VOTO. CASO NÃO ENCONTRE, EM NENHUM ESTA CONVICÇÃO, NÃO DÊ EMPREGO A AMALANDRO E NEM VENDA SEU VOTO, V O T E E M B R A N C O!!!!!!!!!!!!!!!!!

Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado por Professor José Ribeiro de Oliveira em 24/08/2012
Reeditado em 24/08/2012
Código do texto: T3847232
Classificação de conteúdo: seguro