É UM VERDADEIRO SACO DE GATOS, “FAMÍLIA BAIANA”.

Em política você não escolhe o candidato dos seus sonhos, até porque o candidato dos seus sonhos, provavelmente, não estaria diretamente envolvido na disputa. Por muitas razões, dentre as quais, medo da exposição e das consequências que a disputa acarreta, falta de tempo e de dinheiro. Assim o seu candidato deve ser o melhor daqueles que se apresentaram, naquele momento. O seu candidato de hoje pode não ser o mesmo de amanhã, mesmo que ainda permaneça, mas desde que o tabuleiro do jogo seja outro, com outras possibilidades. Então, aquele que era o melhor na eleição passada pode não mais ser nessa eleição. Naquela você não tinha outra escolha, nessa tem. É triste que seja assim, mas eu acho que o nosso dever, já que não temos participação direta, é tentar encontrar o melhor do momento para as aspirações do povo. Sem dúvida que isso requer uma linha de coerência, principalmente, para nós que não somos políticos.

No Brasil isso é ainda mais grave diante da inexistência de fidelidade partidária. Os partidos são pouco mais do que um balcão de negócios. O PMDB, por exemplo, que já foi a expressão maior das oposições, é hoje aliado do PT em Brasília, em Ibotirama e do DEM, do PP, etc., em Dias d’Ávila. Talvez porque Gedel Vieira Lima perdeu o ministério, ou por outros interesses menores e particulares que não conhecemos. Rogério Andrade é aliado de Humberto Leite em Santo Antônio de Jesus, depois de perder a disputa para Dalva Mercês. - França Teixeira disse, certa vez, que tudo não passa de um saco de gatos, “família baiana”.

O horário político na TV tem mostrado que todo mundo já esteve junto em algum momento na linha do tempo. Se pensarmos muito nessas coisas vamos nos abster do processo e facilitar a vida dos mais inescrupulosos. Vamos tentado acertar o alvo do melhor na esperança que um dia tenhamos partido político que se dê ao respeito.

Justino Francisco dos Santos

Escritos. Em 24.08.2012.

Justino Francisco
Enviado por Justino Francisco em 25/08/2012
Código do texto: T3848732
Classificação de conteúdo: seguro