O astronauta

Das lembranças que tenho guardado com carinho, com certeza a descida do homem na lua é uma delas e vejamos o porque: enquanto Pedro Álvares Cabral, Cristóvão Colombo, Vasco da Gama e cia cruzavam os mares em busca de novas terras, Yuri Gagarin, Edwin Aldrin e Neil Armstrong entre outros foram aqueles desvendando novos mundos, comparação inevitável em se tratando de desbravadores.

As caravelas de outrora foram substituídas por naves espaciais com nomes lembrando os deuses da mitologia grega - Apolo, Orion, Columbia, Chalenger e outros tantos numa clara alusão a algo além da condição humana e o que antes parecia fantasia aos poucos se tornou realidade e, quem sabe, neste imbróglio todo, a vaidade humana talvez tenha sido a mola mestra a dar um plus nesta busca, ou seja, enquanto os russos se vangloriavam de ter seu compatriota Yuri Gagari como o primeiro homem a orbitar a terra, os americanos por seu lado foram os primeiros a descer na superfície lunar numa clara alusão de supremacia, mas o que se pode esperar de uma espécie procurando novos mundos enquanto o que habitam padece de um bem estar maior? Nada ou quase isso.

Triste constatação ou realidade nua e crua? Não há como negar a historia, ciência e a tecnologia, porém é bom lembrar que enquanto educação, saúde, segurança e transporte são negligenciados, projetos de alguns bilhões são queimados e o homem, ora... que se vire em seu mundinho vivendo a vida alheia das novelas, programas insanos e quem sabe, fazendo de conta que a vida lá fora é a real e não como a que ele vive.

Manoel Cláudio Vieira – 27/08/2012 – 04:32h

Manoel
Enviado por Manoel em 27/08/2012
Código do texto: T3851134
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.