Paulistanos desvalorizam Patrimônios Históricos e Culturais

É lamentável o fato do morador da cidade de São Paulo não conhecer a cidade em que mora, pessoas de todas as idades não conhecem ou nunca ouviram falar dos pólos culturais e históricos que existem na capital.

A cidade possui diversos parques, museus, bibliotecas, monumentos, eventos públicos, entre outros, que são desvalorizados pela população da capital, além da falta de conhecimento, a população não possui o hábito cultural de frequentar estes locais, hábito comum entre os europeus.

O governo não realiza uma ampla campanha de divulgação incentivando as pessoas a valorizarem e conhecerem os patrimônios públicos da cidade, muitas pessoas não sabem onde ficam estes locais e não demonstram interesse em conhecê-los, os que conhecem justificam com a falta de tempo ou com outros compromissos e muitos acreditam que esses locais são frequentados por pessoas com alto poder aquisitivo por serem caros, isto é um equívoco, pois muitos locais a entrada é gratuita e outros possuem preços populares.

Existe um grande contraste entre os estados brasileiros, pois muitos turistas desembarcam em São Paulo só para conhecerem os diferentes patrimônios públicos existentes na cidade, um exemplo, é o Museu da Língua Portuguesa localizado na luz, na região central da cidade, um museu com várias exposições relevantes, interativas que nos mostra a riqueza do nosso idioma, da nossa cultura e é comum encontrarmos pessoas de outros estados e até de outros países registrando imagens fotográficas, demonstrando interesse pelas informações que o local tem a oferecer, pessoas curiosas e em busca de conhecimento, ocasionando o reconhecimento e apreciação deste museu fora da cidade.

As escolas, tanto públicas como privadas, costumam realizar excursões para acrescentar a vida dos alunos o conhecimento dos diferentes patrimônios históricos e culturais da cidade, porém estes estudantes serão cobrados posteriormente por seus professores em trabalhos teóricos cansativos e muitas vezes sem fundamento, os alunos acabam indo ao local por obrigação e não por prazer, se limitam a observar somente o necessário para a realização do trabalho imposto pela escola. Alguns lugares também possuem monitores com seus discursos prontos e que delimitam o ambiente a ser explorado pelos alunos, não respeitando suas individualidades e sua liberdade de conhecer o que mais lhe atrai.

Os paulistanos precisam ser orientados, instigados e incentivados a conhecerem os patrimônios públicos de sua cidade, a consciência desse capital cultural leva tempo, precisamos descobrir que cultura gera conhecimento e conhecimento nos leva a busca constante de novas aprendizagens, pois só assim daremos à devida importância ao valor cultural e histórico que esta cidade tem a oferecer tornando-a mais sólida e rica em cultura.

diegors e Michelle Monteiro
Enviado por diegors em 28/08/2012
Código do texto: T3853205
Classificação de conteúdo: seguro