Sem fumar por um dia. É possível...

29 de agosto: dia nacional contra o fumo.

Passei por Hollywood, Arizona, e cheguei ao continental. Retornei a Hollywood e o transformei no meu maior astro, muito linda eu achava aquela carteira colorida (vermelho, dourado, azul e branco) recheada de cigarros.

Muito prazeroso era tirar aquela fitinha dando a volta por toda a carteira que ia cortando aquela película de plástico que a envolvia, outro imenso prazer era bater com a carteira sobre a mão esquerda que saiam apenas quatro cigarros por aquele tampo que a gente tirava do maço interno (preservando o selo) que era de alumínio.

Tudo isso teve inicio em final dos anos sessenta, eu morava na zonza rural, faleceu a minha avó materna, todos tivemos que ir ao velório que era na cidade, criança já viu, ficou só, apronta, me juntei com um primo e saímos juntando pontas de cigarros, emendávamos umas as outras deixando assim parecendo com um cigarro inteiro, então era chegado o momento, riscamos o palito e colocamos fogo na geringonça, puxávamos a fumaça goela a baixo... Saía fumaça pelo nariz, tossíamos muito, mas estava divertido. Conclusão, meu primo nunca mais fumou, eu me tornei dependente.

Já adulto tentei diversas vezes largar o cigarro, jogava fora, dava o pacote de cigarros pra outras pessoas, sem sucesso, até quando resolvi parar apenas por um dia, aquele dia. E assim venho fazendo, há trinta anos, um dia, sucessivamente.

OBS. Hoje ainda não fumei, nem tive vontade de fumar, é mais um dia garantido. Apenas um dia, você consegue... Experimente ficar um dia sem fumar e faça como eu, fique trinta anos e siga em frente, boa sorte.

PAULO JEZER
Enviado por PAULO JEZER em 28/08/2012
Código do texto: T3853551
Classificação de conteúdo: seguro