De quem é a culpa?

Quando a gente ouve a palavra corrupção, certamente a primeira ligação que fizemos é com a política. É uma ligação automática em virtude de todos as noticias, escândalos e fatos que ouvimos todos os dias que envolvem entes políticos com a corrupção.
No entanto a corrupção também esta encravada no dia-a-dia das pessoas comuns. São atos simples que muitas vezes nem consideramos desonestidade, quem dirá corrupção, mas esquecemos que cada um pode ser desonesto de acordo com o tamanho das suas oportunidades.
Aquele cidadão que quando recebe alguns trocados a mais na compra na padaria, e não fala, ainda sai feliz achando que levou uma grande vantagem, não pode cobrar honestidade dos políticos.
Aquele que faz gato na sua energia elétrica, na sua TV a cabo, não pode se queixar quando os entes públicos surgem em grandes escândalos.
Aqueles que aproveitam-se da boa vontade de outra pessoa para levar vantagem, mesmo que muitas vezes sem infligir diretamente uma lei, não pode se sentir ofendido quando ouve as noticias de desvios de verbas.
Nunca podemos esquecer que as pessoas são uma só, suas atitudes é que são muitas. Se uma pessoa se aproveita de pequenas coisas para levar vantagem, se um dia tiver uma grande oportunidade também terá a mesma atitude de quando teve uma chance com um pequeno valor e levou vantagem para si.
O grande culpado da corrupção no nosso país, infelizmente, não é a política, e sim os próprios brasileiros, afinal não são os brasileiros que fazem a política por aqui?
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 29/08/2012
Código do texto: T3854992
Classificação de conteúdo: seguro