A ARTE DE ESQUECER UM AMOR

Na vida somos pessoas sujeitas a diversos sentimentos, emoções e paixões.

Nascemos, crescemos e nos apaixonamos: Às vezes, ou quase sempre pela pessoa "errada", ou seja, quando este sentimento de paixão não se fortalece e não se transforma em algo maior, mais sólido, mais apidado não podemos dizer que sentimos amor pela outra pessoa.

Podemos observar que sempre as relações são em sua maioria desgastadas pelo tempo, pela monotonia, pelos ciúmes, pela falta de companheirismo, desentendimentos, traições e muitas outras razões. O que importa é que as pessoas pensam, agem e sentem diferentemente umas das outras e é exatamente em suas diferenças descobrem quem realmente são e quando se percebem distintas umas das outras seja no pensamento, nas ações e, sobretudo nas emoções muitas das vezes as relações chegam ao fim e viveram apenas uma ilusão passageira.

Uma paixão para se tornar amor deve ser regada como uma flor no jardim, cuidada com carinho, admiração, podando os galhos secos do egoísmo, eliminando as ervas daninhas do rancor e dos ciúmes. Um sentimento de amor deve ser cultivado com o adubo do respeito, da verdade, do afeto e do carinho, onde cada um deve aprender a dar o “braço a torcer” para que haja equilíbrio na relação.

Quando se vive um amor verdadeiro intensamente as almas se buscam, se encontram e seguem caminhando felizes e vencendo os obstáculos do cotidiano com força e sabedoria, esta é a arte de experimentar um amor se entregar de corpo, alma e coração um ao outro.

Amor e paixão muitas vezes se confundem e a paixão nem sempre se transforma em amor e ao invés de algo duradouro e saudável algo passageiro.

O problema maior não é uma paixão passageira e sim um amor que não deu certo por algum motivo. Esquecer, partir pra uma nova conquista parece ser algo difícil ou até impossível.

Esquecer um amor torna-se um desafio na vida de quem precisa fazê-lo, assim como um artista plástico, um pintor que necessita esculpir ou pintar sua obra de arte aceita e encara tal desafio. No início da pintura de um quadro todos os materiais estão à disposição do artista que na ânsia de dar início à sua criação espalha tudo á sua volta. Começa então os primeiros rabiscos e as primeiras gotas de tinta vão caindo e deixando todo chão marcado e assim segue o artista com sua meta a ser alcançada, ou seja, expor suas emoções naquela pintura que passará a ser sua obra mais cara e sublime. Todavia o artista nunca se esquece que para que a obra fique completa demora algum tempo até que a tinta seque e assim ele possa expor ao seu público tamanha obra prima. Da mesma forma o ser humano deve ter sempre em mente que esquecer um amor deve ser como construir uma obra de arte: Em primeiro lugar o artista se isola recolhe em seu mundo para meditar sobre seus sentimentos, em seguida decide qual imagem irá pintar para que nela possa colocar todo sentimento que faz com que a obra tome forma única e perfeita, mas que para isto antes todo o chão fica marcado de tinta. Assim também o coração humano fica todo manchado de tristeza, saudade ou até mesmo raiva quando tem fim uma ralação ou até mesmo um amor platônico. A pessoa deve entrar no isolamento, fazer um retiro interior, uma introspecção no sentido de escolher as ferramentas a serem utilizadas na “arte de esquecer um amor”, após algum tempo de reflexão e escolha das ferramentas dá-se início a uma nova etapa da vida: A busca pelo crescimento espiritual, pelo aprimoramento intelectual e sem dúvida aprender que a vida é uma grande obra de arte pintada e esculpida pelo Grande Arquiteto do Universo. A pessoa deve sempre ter em sua mente e em seu coração que ela deve ser a grande arquiteta de sua própria história e assim fazer coisas que engrandeçam e enobreçam seu próprio destino e enalteça cada vez mais a sua própria identidade de ser humano. Diz o senso comum que para esquecer um amor é necessário encontrar ou amor, quem sabe isto seja algo verdadeiro ao qual pode ser pensado e buscado como um novo objetivo na vida? Que impede? Para esquecer um amor faz-se necessário a ruptura de modo que também as fotografias devem ser banidas de sua vida para que não haja de nenhuma forma motivos para saudades. As redes sociais também devem ser evitadas no que diz respeito a esta pessoa em particular, para que não haja contato de modo algum entre os corações abalados. A dedicação ao trabalho faz muito bem ocupando o corpo e a mente não dando espaço para os deslocamentos longos que a nossa mente nos proporciona, ou seja, “viagens mentais”.

Falando em viagem, tirar umas férias, uma licença das atividades diárias para o descanso e relaxamento também é recomendado pelos melhores terapeutas. Esquecer um amor seja ele real ou platônico é uma arte e esta deve ser trabalhada por cada pessoa que é sem dúvida o protagonista da novela de sua vida e desempenhar um papel de ator e também diretor desta obra de arte magnífica que já foi escrita com muito amor por Deus e com certeza cada capítulo será uma nova surpresa com a certeza de um “final feliz”!

MARCIO ZANNOVITCH
Enviado por MARCIO ZANNOVITCH em 31/08/2012
Código do texto: T3859034
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.