A ÚLTIMA ESPERANÇA

A ÚLTIMA ESPERANÇA

"(...) e eu que nem sou OBRIGADA A VOTAR

faço questão de depositar a minha confiança

em candidatos dignos, candidatos limpos".

(trecho de propaganda oficial do TSE/2012)

Se o assunto é COTA no orçamento da União

alguns deputados em Brasília -- tendo mais poder

que o Governador de seus Estados -- agem quase

como chantagistas. (N.A. -- ex-eleitor asssumido)

"A frouxidão das instituições neste momento, os

interesses polítcos em época eleitoral e o exemplo da

inaceitável absolvição dos mensaleiros não nos permitem

grnades ilusões. Para começar, os sanguessugas não

serão julgados tão cedo. Podem até continuar candidatos

a cargos eletivos, a maioria deles realmente é. Se eleitos,

terão imunidade. O que pensar de tudo isso?

Fica dificil permanecer alheio a nossa degringolada. Começo

a ter vontade de sumir -- se não do Brasil, ao menos de

aspectos de sua realidade que o insultam e mancham. Como

chegamos a tamanha decadência, não sei explicar".

(trechos de "Descendo a Lomba", de LIA LUFT,

in revista VEJA, 9 de agosto de 2006)

Aos 60 anos, eternamente desempregado e sem renda fixa, me resta pouca coisa a fazer além de ver TV... e olha que nem gosto do que passa na "telinha". Me entristece assistir um Brasil sem presente nem futuro, a partir do que vemos em programas acabrunhantes como (em vários momentos) A LIGA e o GLOBO REPÓRTER. Somos a quinta economia do Mundo -- entre quase 500 países -- e conseguimos "conviver" com tanto desleixo, atraso e miséria. O festejado ex-presidente "torrou" quase 1 TRILHÃO de reais nos tais PACs e, se descobre agora, não construiu mais do que 15% do planejado. Dizem as más línguas que registrou (em cartório), como OBRA FEITA, projetos que nem planta tinham, eram apenas futuros objetivos.

Nossas TVs voltam todas com esse ridículo horário eleitoral, que nada tem de gratuito, as emissoras deixam de pagar parte dos impostos devidos à Nação "em troca" de privar o telespectador de diversão, para divulgar cínicos, cretinos e um bocado de patifes -- "selecionados" por Partidos oportunistas -- tentando nos convencer de que essa terra arrrasada e imoral é mesmo uma... Democracia.

Abro um parêntesis: por falar em televisão, me é difícil "engolir" os programas anuais que pedem dinheiro para ajudar projetos que cuidam de crianças. Tais canais dão milhares OU MILHÕES de reais para famosos (ou nem tanto!) se exibirem em "paióis" ou "casas de vidro", enquanto imploram 5 ou 10 "mirréis" do trabalhador suado e mal vestido, circulando em ônibus e metrôs lotados e que batalha até nos domingos para tentar alimentar a família.

Lembro que, durante as enchentes em SC (2009?), a "TV dos evangélicos" gabava-se de ter arrecadado MAIS DE DEZ MILHÕES, que seriam "transformados" em 600 casas de madeira, com eletrodomésticos e móveis dentro. Uns 3 meses depois, justificaria a construção de 80 ou 90 casas... e terminou por aí a estória das doações! Tenho a maior simpatia pelo TELETON, por tratar de doentes e doenças, uma desgraça na vida de qualquer um. Mas, é "kafkiano" assistir no final dos domingos na TV SBT alguém ganhar 200 ou 300 MIL REAIS apenas por jogar bolinhas dentro de um copo ou palitos numa garrafa. Sábado passado (25/08/2012) vi um show de insensatez, 80 ou 90 bailarinos em 3 palcos gigantes, com fantasias caras, cavalos e girafas, 10 TONELADAS de areia trazidas/levadas ao palco, dezenas de cantores hospedados em hotéis de luxo... GASTOS SOBRE GASTOS, uns 3.000.000,00 no mínimo, tudo em nome de uma caridade que, segundo Eça de Queiroz (em 1888), "tem algo de ERRADA, porque com escritório e diretoria". Fecho o parêntesis!

Houve um tempo muito antigo em que se falava da "derrama", imposto escorchante e absurdo... hoje temos taxas mensais que vão de 30 a 70 % em algumas mercadorias e de 90 a 235% quando o assunto é juros bancários. Bancos sustentados com o dinheiro do povo, CEF e BB se vangloriam de terem "reduzido" suas taxas para 50 ou 60% (ao ano?). Deveriam se envergonhar, ao invés de esbanjarem mais dinheiro do povo em um marketing tão artificial. Tempo de eleição faz milagres... menos o de afastar candidatos indignos, em um pleito que irá gastar mais de 250 MILHÕES de reais em despesas, para eleger cafajestes e corruptos, apenas porque ainda não foram julgados (ou condenados) pela Justiça eleitoral ou comum. Assaltantes, estupradores e traficantes são vistos assim logo que pegos (e presos)... já o político indigno tem a "benesse" de precisar ser CONDENADO em 3 ou 5 estâncias judiciais, antes de virar um "ficha suja".

Tudo porque essa Democracia "de araque" adora pilantras, tanto é que a tal Lei da Ficha Limpa precisou de 1 milhão de assinaturas (?!) para começar a ser votada, nessa "pocilga" em que Brasília se transfornou desde o advento desse PTismo estéril, promesseiro, falastrão. Acreditava no Senado, até ver Jáder, ACM e Sarney fazendo da "Casa Suprema das leis" seus quintais, intocáveis em seus desmandos e trapalhadas. Agora, vimos esse Demóstenes lá... funcionário do MP (?!) goiano, no qual não trabalha efetivamente desde 1999. mas tendo direito a MAIS DE 200 MIL REAIS "de férias vencidas", por tempo "de serviço prestado".

Que país é este, Francelino?! Insisto em afirmar que ninguém rouba sozinho. É preciso um cheque administrativo com 2 ou até 3 assinaturas, pasta de contrato que circula por meia Contabilidade, Contadoria, etc, e os milhões e bilhões desviados por dezenas de órgãos públicos Brasil a fora têm, em cada caso, de 15 a 30 culpados... e não apenas os 2 ou 3 "apurados" geralmente.

Em Belém, a Assembléia Legislativa (ALEPA) teve um "rombo' de mais de 100 milhões, mas recebe outro tanto para a construção de nova sede. Se houvesse justiça no país tal sede só sairia do papel quando boa parte do prejuízo fosse recuperado. Se houvesse Justiça nesse Estado, um dos mentores do roubo já teria sido julgado... 4 ou 5 magistrados alegam "suspeição" devido a laços de amizade com o acusado. Nem falam de parentesco! UAI, mas a Justiça não é cega?! Não teria um juiz que julgar (e condenar) um irmão, pai ou sobrinho, sem sequer olhar de quem se trata?! O fato é que não se recuperou 1 só centavo (até onde sei!) da dinheirama DO POVO que esta casa de politicagem deixou sumir.

Nascido numa favela carioca, sem eira nem beira, estou cansado desse País... assisto surgir agora na minha rua 2 ou 3 candidatos a vereador, cuja única qualidade (pensou eu) é serem... paraenses. Com 20 ANOS como vizinho deles, nunca os vi tirar um toiça de capim das valas, tapar buracos na rua (hoje asfaltada), promover jogo de dominó, dama, pingpong ou qualquer coisa de valor efetivo.

A falácia de que eleição é democracia incentiva todo tipo de INÚTIL a se fazer candidato... "para mudar, transformar, TRABALHAR por você", segundo o "discurso" da maioria, 3 frases lidas do teleprompter porque, se tiverem que improvisar, "a vaca (e a candidatura) vai pro brejo".

Quando eu ainda tinha uma ÚLTIMA ESPERANÇA no PT -- que fingiu herdar do antigo PMDB ética e decência -- escrevi ao recém-eleito presidente LULA (out./2002) pedindo-lhe que EXTINGUISSE o voto obrigatório. Se não em defesa de uma DEMOCRACIA REAL, pelo menos por questão de economia... sem os 20 ou 30% de eleitores que "votam" (nulo) OBRIGADOS, a eleição toda encerra bem mais cedo -- em algumas cidades sem ter sequer segundo turno -- e desaparece da Legislação esse resquício da Ditadura inerente ao voto (multas, impedimentos, proibições, etc). O ex-operário do ABC não acabou sequer a "putaria' oficial que era a extinção dos CPFs de quem não o recadastrasse a cada ano.

Eis que assume em nov./2010 sua dileta "aluna", Ministra da Casa Civil em 2006, quando a "estatal de desabitação" paraoara "me esfolava" de todas as formas por causa de um cubículo de 3,75m x 7m apelidado de casa popular... cuja dívida estava QUITADA por decreto federal desde outubro de 2000. A Assessoria dela repassou minhas queixas para o Min. Cidades, que repassou para o SNH, que repassou para o DPH... e terminou por aí!

Desafiei via email a Governanta (?!) da Nação, digo, Presidenta, a pôr seu nome na História EXTINGUINDO o voto obrigatório. Nenhuma resposta... o Senado e o MPF têm o dever cívico de encerrar essa etapa cruel da Ditadura que é o VOTO OBRIGATÓRIO ou, então, fechem suas portas! "Seu direito, nosso dever" diz o "slogan" do MPF... tenho o DIREITO de não querer votar !

"VOZ DO CIDADÃO" se afirma o Senado, embora ignore a vontade de (quase) 30 MILHÕES, que não querem mais SEREM OBRIGADOS a votar. O horário eleitoral empurrado "goela abaixo" do país inteiro é outra aberração. Deveria haver no máximo uma TV e Rádio por região, deixando as demais emissoras livres. Basta de fingir uma Democracia que não se vê em momento algum, com os MPs em tenebroso silêncio. Denunciei para meia dúzia de órgãos do país o "desvio" de 11 kws que as Centrais Elétricas fazem (por consumidor) A CADA ANO, sem ver uma reação sequer de nenhum deles. Quem precisa de uma Justiça cega, surda e... muda?!

"NATO" AZEVEDO