VOCÊ CONHECE UMA FAMÍLIA PERFEITA?

SÁBADO, 14 DE MAIO DE 2011

VOCÊ CONHECE UMA FAMÍLIA PERFEITA?

"Família: criação maravilhosa de Deus".

Esse título eu vi estampado num adesivo colado no vidro de um automóvel que circulava numa rua qualquer da cidade.

E informo aos leitores que já desenvolvi um texto sobre o tema "Família". Naquela oportunidade eu perguntava a mim e a todos se existe uma família perfeita nesse mundo?. Uma família onde a harmonia e o amor prevalecem, sem exceção? E eu mesmo respondia que não.

Então, como é que pode isso? Cadê a força de Deus que não neutraliza toda e qualquer desarmonia que possa existir numa só família no mundo? Sei que muitos classificarão tais indagações como heresia, blasfêmia ou seja lá o que for que possa dar a entender a alguém essa dúvida atroz.

Sob o aspecto religioso muita gente dirá que Deus não tem culpa disso e que os culpados são os membros da família, que desandam e se desajustam por si sós.

Por outro lado, atribuirão culpa àqueles que não tem amor no coração. Que só pensam em si e querem que os demais se explodam. Tudo isso é viável, sim. Mas o principal nisso tudo nós podemos atribuir à ignorância de todos. E, principalmente, daqueles que se desapegam da própria família, seja por qual motivo for.

Mas eu costumo dizer que a vida não é Contabilidade mas é como se fosse: tem lá suas contrapartidas. Trazudindo para os leigos em Contabilidade isto que dizer: débito e crédito. Ou seja: sempre que houver um lançamento de débito, haverá, simultaneamente, um lançamento de crédito. Traduzindo mais profundamente tudo isso, quero dizer que muitas das vezes, os que parecem estarem certos em uma discussão ou desentendimento familiar, podem, isto sim, estarem errados. E, assim, vice-versa.

Mas entendo que o fator harmonia, deve ser regido e orquestrado diretamente pelos pais. E logo do início da formação de suas famílias, desde o momento do nascimento do segundo filho e dos demais que porventura vierem a seguir. No caso uma família composta por muitos filhos, exigirá dos pais um controle e domínio muito maiores, com certeza. São dois os fatores que deverão incidir na gestão paterna de uma família: o respeito e o amor (não necessáriamente nessa ordem. Faz-se mister que os pais exijam de seus filhos muita disciplina, ato esse que está intrínseco com o respeito, anteriormente citado.

Um dos fatores mais importantes que os pais devem observar é a demonstração explícita por algum dos filhos, em detrimento dos outros. Acredito ser este um dos fatos que mais causam desarmonia entre os irmãos e, consequentemente, em toda a família. Mas parece ser isto quase que uma regra entre os pais. Para eles sempre existe o "queridinho ". Aquele que é o orgulho da família. Isto, no caso, no entendimento do pai ou da mãe, digamos. Porque, na verdade, o eleito quase nunca é esse modelo de exemplo todo, não. Mas só os demais irmãos sabem disso, menos os pais. Sabemos de muitos casos de oportunismo e aproveitamento por parte de algum irmão, no que chamamos de "passar a perna" no(s) outro(s). E há muitos casos desses, sim.

Eu, por exemplo, conheço uma família de muitos irmãos onde a desarmonia é total e absoluta. E absurda, por existir desavenças entre quase todos eles, entre si. A ponto de um desejar o pior para o outro. Expressam um rancor profundo uns pelos outros, a ponto de terem partido cada um para um lado, sem querer saber uns dos outros e, entredentes, desejarem todo o mal para o outro. E esses fatores foram criados, nada menos nada mais, que pelo próprio pai. Transformando, com isso, os filhos em pessoas frias, insensíveis e egoístas.

E nisso eu fico pensando onde entra Deus? Como é possível que ele permita tais coisas? Por que ele não dá à essas pessoas muita luz em suas mentes e conceda-lhes uma grande dose de amor em seus corações para que possam ter o discernimento necessário para que, mesmo não se entendendo entre si, tenham um mínimo de fraternidade entre eles, fraternidade essa transformada em respeito mútuo.

Como é que os pais conseguirão conviver com uma família dessas? E qual o nível de culpa que absorverão em tal situação, haja vista que toda e qualquer responsabilidade sobre a condução familiar lhes é de inteira responsabilidade?. Pelo menos durante um bom período da vida comum que viverão, até que seus membros alcancem a idade de cada um se ver por conta própria?

Para terminar digo que muitos dos crimes e barbaridades que tomamos conhecimento nesse mundo, carrega o lastro do desajuste familiar daqueles que os cometeram.

Daí que eu criei um aforismo que diz o seguinte: "Família perfeita é aquela onde só existe um dos membros; todos os outros morreram".

Então??? Chamem o Freud! Talvez ele possa explicar tudo isso.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 03/09/2012
Código do texto: T3862767
Classificação de conteúdo: seguro