Ferrenho defensor do seu Ipiranga... (EC)

Tive um amigo conhecido como Barbosa, residente no Ipiranga, bairro situado fronteiriço a zona leste da cidade de São Paulo que, literalmente ia à loucura quando diziam que seu bairro pertencia a zona leste e não à zona sul da capital!

Eu, sinceramente, não entendia o porquê de tanta irritação!

Aos poucos, no entanto, fui percebendo o terrível estado de bairrismo que impera nas diversas capitais, onde moradores de determinados bairros ou vilas, definidas como sofisticadas torcem o nariz para os moradores de bairros ou vilas que acolhem a maioria do proletariado.

E a ‘coisa’ não para por aí!

Abordando sob o ponto de vista nacional, também temos demonstrações, que chegam a soar como bizarras, envolvendo discussões acerca das pseudas vantagens que tem os moradores dos estados mais ‘renomados’ ou mais abastados sobre aqueles de menor renome ou de situação financeira não privilegiada!

Em se tratando de estarmos todo sob um mesmo manto, sob uma mesma bandeira, nos parecem um tanto quanto descabidas situações de bairrismo exacerbado na defesa de eventuais vantagens financeiras, belezas naturais, desenvolvimento, etc. de um pedaço do Brasil em relação a outro.

Quando há comparações observando a esfera de violência que assola o país como um todo, é definitivamente comum que naturais de certo estado fiquem defendendo ‘com unhas e dentes’ suas paragens, mesmo que esteja de há muito radicado em terras do local que está denegrindo!

O amigo citado no preâmbulo deste trabalho, aliado às ‘defesas’ de seu habitat conforme acima mencionadas, defendia-se e ao seu bairro, rebuscando fatores atuais e já bastante remotos, no intuito de provar suas teorias acerca de uma pseuda tranquilidade de viver-se por lá..

Durante longo tempo perdi contato com o aludido e pasmo fiquei quando soube através de outro amigo comum, que o Barbosa foi assassinado em um dos locais que ele reputava como o cartão postal, digno de passeios memoráveis que realizou e que acolhia a todos em clima de respeito e amizade: Às margens do Ipiranga, berço histórico da Independência do Brasil!

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Às Margens do Ipiranga

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/asmargensipiranga.htm