Nossos Deveres e Obrigações

Não são palavras sinônimas,mas estão muito relacionadas.O dever pressupõe a obrigação,mas ainda assim tem sentido diferente.

O dever nos é imposto por lei,pela moral,pelos costumes.A obrigação resulta dele.Por isso mesmo é que temos o dever de acatar a lei no seu sentido lato,e que surge a obrigação de respeitá-la.O dever constitui um termo abstrato,que parece indefinível,mas que paradoxalmente todos parecem compreender.Intuitivamente todos o conhecemos.Pode ser aferrado se bom ou mal pelos princípios normativos das ações praticadas.As que nos aproximam do Alto são sempre boas por serem condizentes com a moral,as outras se afastaram de tal objetivo,tornando-se censuráveis.Assim, obrigação só pode decorrer do 'bom dever'.Isso todo mundo sabe.

Sempre existiu contudo,a intenção do homem fraudar a lei para esquivar-se a sua obediência.Dada desordem social todos invocam direitos,mas esquecem dos deveres e obrigações.O conhecimento do dever traz consequências pela noção de responsabilidade.Quem não cumpre um dever,ignora o senso da obrigação.O dever e a obrigação coexistem em todos os atos da vida privada,pública,social e religiosa.Quando admiramos alguém por suas boas qualidades é justamente porque essa pessoa cumpre bem os seus deveres e obrigações,dentro e fora de casa.

É bom repassar mentalmente no final do dia de que maneira cumprimos as nossas obrigações,e se a consciência,nosso único juiz,endossar o que fizemos ou deixamos de fazer,então estaremos certos e contentes pelo dever cumprido.Felizes os que ao chegarem ao fim da jornada da existência puderem contemplar,sem tristeza,olhando para traz,os anos vivídos no bom cumprimento do dever!

Acredito que tudo o que fizermos de errado,por ação ou omissão,nos será um dia cobrado e teremos que pagar onde,como e quando só Deus sabe.O desrespeito do dever acarreta situações indesejáveis:quem abusa da saúde,do poder,do dinheiro,da juventude,da confiança,de tudo enfim,acaba perdendo o que possuía e pagará por sua incúria e imprevidência.

Tudo passa na vida,menos a paz do senso íntimo que perdura aqueles que a fizeram por merecer.Esforcemo-nos por bem cumprir os nossos deveres com a nítida idéia da responsabilidade relativa às obrigações deles decorrentes.

Certo,só assim poderemos construir melhor o nosso mundo interno o que sem dúvidas repercutirá também no outro.

Bergilde
Enviado por Bergilde em 04/09/2012
Código do texto: T3864604
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.