Hipocrisia

Quando falamos em hipocrisia, logo nos vem à mente, algo ruim. Ando pensando muito nesse assunto.

Cheguei à conclusão de que, o frágil ser humano que ainda somos, não sobreviveria sem as máscaras que usa. A hipocrisia, desde todos os tempos, nos acompanha como um mal necessário. É como um escudo que usamos contra as verdades que machucam. A nós e aos outros. Muito mais a nós, pois egoístas natos, pouco pensamos nos outros, no nosso atual estágio evolutivo.

A vida em sociedade é uma escola de hipocrisia. Mas, a palavra não é usada. Usam-se outras, pois a hipocrisia exige ser escondida, escamoteada.

Imaginem uma associação de pessoas, qualquer uma, familiar, social, de trabalho, onde todos fossem absolutamente sinceros, usassem constantemente de franqueza, ainda que, sem rudeza, com brandura. Imaginaram? Eu também. Vejo semblantes pesados, melindres correndo soltos, revides, “pois quem pensam que são, para dizerem o que pensam?”.

Ainda que aleguemos usarmos a franqueza como parte da lealdade, é freqüente ela ser interpretada como agressividade. Ainda vivemos num tempo de esperarmos a verdade, vestida de cor rosa.

E assim, continuamos nesse baile de máscaras, tentando reconhecê-las e, reconhecendo-as, aprendermos a, lentamente, retirá-las, tornando-nos efetivamente os seres que desejamos ser.

19/02/2007